Jovens europeus em Montemor-o-Velho pelos direitos humanos

Três dezenas de jovens europeus estão no concelho de Montemor-o-Velho a fazer um intercâmbio sobre os direitos humanos.
Oriundos da Roménia, Polónia, Chipre, Eslováquia, Itália e Portugal, os 30 jovens, que estão no Seixo de Gatões, freguesia do concelh de Montemor-o-Velho, de 11 a 20 de fevereiro, participaram numa experiência multicultural organizada pela “Youth for the Future”, que lhes permitiu desenvolver competências e descobrir novas culturas, hábitos e modos de vida.

Durante estes dias, tendo como base os direitos humanos, os jovens exploraram técnicas de improvisação e teatro com métodos de educação não formal e desenvolveram projetos de fotovoice e videovoice. Visitaram ainda o IGC - Centro de Direitos Humanos, assistiram a uma apresentação da AKTO - Direitos Humanos e Democracia e promoveram o Festival de Direitos Humanos, no Centro Cultural do Seixo de Gatões, que teve casa cheia, uma iniciativa que juntou os jovens participantes e a comunidade da freguesia.
Durante o projeto, os participantes de cada país dinamizaram um workshop sobre temas relacionados com Direitos Humanos, tais como igualdade de género e discriminação.

Esta manhã, os jovens foram conhecer um pouco mais da história de Montemor-o-Velho com a visita à vila e ao Castelo. A recebê-los esteve a adjunta do Presidente da Câmara que elogiou a "experiência enriquecedora" e incentivou o jovens a regressar a Portugal e, mais particularmente, a Montemor-o-Velho. Enaltecendo o dinamismo do grupo “Youth for the Future”, Delmina Leitão desejou os maiores sucessos à organização e reforçou que está expectante por novas iniciativas.
Diogo Oliveira, da “Youth for the Future”, explicou que o intercâmbio foi cofinanciado pelo programa Erasmus +, através da Agência Nacional portuguesa “Juventude em Ação”, e contou com a colaboração da Junta de Freguesia do Seixo de Gatões e do Município de Montemor-o-Velho.
Como disseminação dos resultados, os participantes vão fazer um workshop nas escolas locais sobre Direitos Humanos com métodos de improvisação e teatro e exibir os projetos de foto e videovoice.

Para abril já há novo desafio da "Youth for the Future", com 9 jovens montemorenses, entre os 17 e os 22 anos, que pertencem ao grupo, a viajarem até à Lituânia para participar num intercâmbio de jovens sobre desigualdades sociais.