Manhã inclusiva mostrou daltonismo aos alunos da EB1 do Seixo de Gatões

No dia 22 de fevereiro, os meninos e meninas da EB1 do Seixo de Gatões tiveram uma manhã diferente e experienciaram o mundo através do olhar de uma pessoa com daltonismo.
Através do programa ColorADD.Social, a iniciativa, desenvolvida em parceria com a Associação de Pais do AEMOV - Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Velho, Junta de Freguesia do Seixo de Gatões e Município de Montemor-o-Velho, procurou consciencializar a comunidade educativa para o problema do daltonismo, levando-os a sentir os seus constrangimentos.
No momento, a adjunta do Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Delmina Leitão, ao destacar que "o Município continua decidido a promover uma escola de excelência e inclusiva", sublinhou: "É um desafio para todos nós contribuirmos para um ambiente escolar de qualidade e, neste sentido, é com muito gosto que nos associamos a esta ação".
"É fundamental continuar a apostar no futuro dos meninos e meninas do concelho. Assim, o Município vai desenvolver esforços para que esta atividade possa chegar a todos os alunos e alunas do 1° Ciclo do Ensino Básico que frequentam as escolas do concelho", reforçou Delmina Leitão.
Dora Maia, em representação da Associação de Pais do AEMOV e da Junta de Freguesia do Seixo de Gatões, referiu: "Foi-nos transmitido, por parte de um encarregado de educação, sobre a possibilidade da existência de uma criança com daltonismo aqui na escola e, por isso, desenvolvemos esforços para implementar e promover esta ação de sensibilização, acompanhada do rastreio de daltonismo e da acuidade visual, de modo a possibilitar uma experiência impactante de uma cidadania ativa e promotora da inclusão".
Ao longo da manhã e munidos com uns óculos que simularam a visão daltónica, os mais novos, através do código colorADD que relaciona as cores com símbolos gráficos, aprenderam a identificar nos diversos lápis os símbolos das cores correspondentes para, deste modo, conseguirem pintar corretamente os desenhos apresentados.