Montemor estreita distâncias com apoio a Moçambique

O deputado da Assembleia da República de Moçambique, Mohamad da Costa Ali Yassine, está em Montemor-o-Velho para agradecer, pessoalmente, a ajuda que o Município e o País está a dar a Moçambique.
“Seremos eternamente gratos pelo trabalho que estão a fazer”, afirmou o também vice-presidente da Comissão das Relações Internacionais, Cooperação e Comunidades e porta-voz da bancada da Renamo na Assembleia da República Moçambicana, ao verificar os bens que foram já recolhidos pela população de Montemor-o-Velho no âmbito da campanha de solidariedade “Montemor por Moçambique”.
“Vendo este vosso esforço, sentindo os Portugueses preocupados com Moçambique, tenho de me curvar perante vós e perante o que estão a fazer por nós”. Comovido com a ação, Yassine recordou que Moçambique “continua a chorar os mais de 700 mortos e os desalojados, para cima de 1 milhão e 800 pessoas”. “O vosso esforço será sempre reconhecido pelo nosso País”, concluiu o deputado moçambicano.
Sensibilizado pela presença de Mohamad Yassine em Montemor-o-Velho, Emílio Torrão sublinhou que “esta campanha "Montemor Por Moçambique" tem um rosto e tem um destinatário, que são as pessoas de Moçambique e é para nós uma honra termos aqui, em Montemor-o-Velho, um deputado à Assembleia da República de Moçambique que veio dar a cara junto das pessoas”. Ao recordar que a campanha solidária lançada na passada semana foi alargada por mais uma semana, “porque a adesão foi muito grande”, o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho elogiou a generosidade e a empatia dos Montemorenses para com a população de Moçambique afetada pelo ciclone Idai que, desde 14 de março, deixou um rasto de destruição no “nosso país irmão”. “Estamos a estreitar distâncias e demonstrar, mais uma vez, que temos um coração do tamanho do mundo”, concluiu.
A campanha solidária “Montemor Por Moçambique” está ativa até dia 5 de abril, sexta-feira. Pode ajudar contribuindo com os bens considerados prioritários (alimentos de validade prolongada, produtos de higiene pessoal, medicamentos, meios de purificação de água e de abrigo e materiais de construção). Os produtos podem ser entregues no quartel dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Velho, no serviço municipal de Proteção Civil de Montemor-o-Velho, nos estabelecimentos aderentes e nas juntas de freguesia do concelho.
O Município irá assegurar que todos os bens serão entregues.