Montemor-o-Velho comemorou os valores, a história e o legado de abril

No dia 25 de abril, o Dia da Liberdade foi celebrado em Montemor-o-Velho com um vasto programa comemorativo repleto de arte, cultura, desporto, convívio e muita música reunindo centenas de participantes nas diversas atividades, numa sentida e participada adesão popular de comemoração dos valores, da história e do legado de abril.
A sessão solene da Assembleia Municipal de Comemoração do 45.º Aniversário do 25 de Abril de 1974, nos Paços do Concelho, tal como a Revolução dos Cravos, iniciou-se com música, tendo a AFUV - Associação Filarmónica União Verridense interpretado o tema “Grândola Vila Morena”.
Ao aludir à importância da liberdade coletiva e da liberdade individual, o presidente da Assembleia Municipal de Montemor-o-Velho, Fernando Ramos, referiu: “Na prática, a liberdade absoluta e individual é trocada por uma liberdade condicionada e coletiva, porém com uma certeza de segurança”. Assim, “goste-se ou não, a harmonia entre as liberdades individual e coletiva só é equilibrada num regime democrático”, pelo que “a cura para os males da democracia só pode ser com mais democracia”, reforçou.
Numa sessão marcada por um forte cunho cultural, o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, ao relembrar como era o país durante o Estado Novo e ao reforçar que “a memória do Portugal de então tem de ser relembrada, mantida como monumento vivo”, sublinhou: “Há uma revolução silenciosa em curso, desde o 25 de Abril de 1974. Neste caso, um devir em construção, pela dignidade e elevação na política e dos seus políticos”.
Com confiança no futuro e na democracia, o edil montemorente frisou: “Por isso, relembrar o porquê, os protagonistas, os ideais, valores e princípios de Abril de 1974 é fundamental e importante para que a escuridão e o pântano não tomem de assalto este país novamente”.
Ao longo da sessão solene, as diversas intervenções feitas pelos membros da Assembleia Municipal das várias bancadas (Nuno Cardoso – CDU, Albertina Jorge – PS e Cristina Jorge - coligação “Por Montemor Tudo e Sempre” – PPD/PSD. CDS/PP) e pelo vereador da coligação, Alexandre Leal, apresentaram uma reflexão sobre o estado do concelho, do país e do mundo, os perigos e desafios para o futuro, assim como lembraram o país de 1974 e as suas conquistas até aos dias de hoje.
E se durante a manhã, cerca de uma centena de músicos das quatro centenárias filarmónicas concelhias estreou a marcha “Nossa Senhora da Vitória”, no final da sessão solene, a formação verridende voltou a surpreender e apresentou, pela primeira vez, o hino “Nossa Senhora da Vitória”.
Na ocasião, antes da entrega ao Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, da partitura da marcha e do hino “Nossa Senhora da Vitória”, o presidente da Assembleia Municipal de Montemor-o-Velho, Fernando Ramos, aproveitou o momento se congratular com “a estreia do Hino do concelho de Montemor-o-Velho, da autoria de Mauro Pombo, músico da AFUV” e para agradecer ao edil montemorense por “pela liberdade que dá à Assembleia Municipal de poder organizar as comemorações da Revolução do 25 de Abril de 1974”.
O espetáculo “Cantar Abril”, pelo Grupo de Cantares Arroz aos Molhos do Clube União Musical Recreativo Gatoense, na Igreja da Misericórdia de Montemor-o-Velho, e o concerto pela FIRA - Filarmónica de Instrução e Recreio de Abrunheira, no Centro Cultural do Seixo, marcaram o encerramento das comemorações do dia 25 de abril.
O programa comemorativo decorre até dia 25 de maio e, amanhã, dia 26 de abril, realiza-se a iniciativa “A Assembleia Municipal vai à escola”, às 10h40, na Escola Secundária de Montemor-o-Velho e, à noite, o Teatro Esther de Carvalho, recebe a estreia da peça de teatro “Memórias de um Abril” (Tributo a Salgueiro Maia), uma obra original baseada num texto de José Fanha com criação do CITEC, participação de BALUARTE e de elementos de outros grupos do concelho.
Recorda-se que durante a manhã, centenas de participantes caminharam e pedalaram pelos trilhos do concelho na 2ª Caminhada pela Liberdade, com a opção de um percurso de 6km e outro com 12km, e no 1º Circuito pelas freguesias de bicicleta, tendo-se iniciado com uma largada de pombos na linha de partida, na pista de atletismo de Montemor-o-Velho.
Depois da passagem pelo Castelo de Montemor-o-Velho para o visionamento de um vídeo alusivo ao 25 de Abril, seguiu-se um animado almoço de confraternização na ACDRS Quinhendros, encerrando, com chave de ouro, a manhã desportiva.