Cooperação para a Igualdade e a Não Discriminação em evidência na CIM-RC

No dia 5 de junho, foram assinados, em Coimbra, os protocolos de Cooperação para a Igualdade e a Não Discriminação da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género pelos municípios de Cantanhede, Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Lousã, Mealhada, Mira, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Mortágua, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Penacova, Penela, Soure e Tábua.
Na ocasião, a secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, Rosa Monteiro, referiu: “A informação é fundamental para derrubar preconceitos e estereótipos” sendo estes protocolos fundamentais na ação de “combate aos dramas persistentes como a violência doméstica ou contra as mulheres” e na promoção da igualdade.
De igual modo, o presidente da Comunidade Intermunicipal Região de Coimbra (CIM-RC, José Carlos Alexandrino, presidente da Câmara de Oliveira do Hospital, realçou a importância da defesa intransigente da igualdade enquanto direito humano fundamental e recordou que a Comunidade Intermunicipal tem tido uma intervenção crescente no que toca à coesão do território, através de diversos projetos e ações.
À margem da iniciativa, o vice-presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, José Veríssimo, sublinhou: “Com a assinatura deste protocolo, estamos a dar mais um forte sinal de que continuamos, com empenho, a criar um espaço de promoção e integração nas políticas municipais das questões da igualdade e da não discriminação entre homens e mulheres”.
Recorda-se que os protocolos assinados vêm contribuir para o desenvolvimento de uma cultura de direitos humanos, igualdade entre mulheres e homens, não discriminação e não-violência junto das populações.

Fotografias gentilmente cedidas pela CIM-RC