3º Festival das Sopas do Bairro atraiu milhares a Pereira

No dia 8 de junho, um mar de gente encheu o adro da Igreja de Santo Estêvão, em Pereira, para saborear as 10 sopas sabiamente cozinhadas pelos bairros da freguesia. A 3ª edição do Festival das Sopas do Bairro, a cargo da Paróquia de Pereira, voltou a superar as edições anteriores e a ser um festim de sabores.
Sem mãos a medir, a comissão composta por Raquel Monteiro, Catarina Ferreira, Henrique Vaz, Filipe Rodrigues, Fernanda Peralta, Hélia Pereira, Pedro Pereira e Andreia Pereira, iam dando resposta a todas as solicitações, com a certeza de que o trabalho feito em prol da Paróquia de Santo Estêvão vai tornar mais real o principal objetivo: o arranjo do altar de S. Sebastião. “Está literalmente a cair”, evidenciou, Raquel Monteiro, da organização.
Ao destacar “o empenho, a generosidade e criatividade de todos os bairros” na decoração dos seus espaços, reforçou: “Estamos muitos contentes com adesão à iniciativa. Foram mais de 1000 participantes nesta edição”.
O vice-presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, José Veríssimo, na companhia da adjunta Delmina Leitão, do presidente da Junta de Freguesia de Pereira, António Ferreira, e da secretária da Junta de Freguesia, Clara Nunes, aproveitou o momento deixar palavras de elogio à Paróquia de Santo Estêvão, à organização, aos bairros participantes e a todos que, a cada edição, “contribuem para que o Festival das Sopas do Bairro se supere”.
Para José Veríssimo, “Este é um evento que está a conquistar o seu espaço na programação anual da freguesia, sendo um bonito exemplo de cidadania e criatividade”.
Colchas, utensílios domésticos, bordados, desenhos ou apontamentos poéticos (presentes no espaço do bairro Quinta de S. Luiz – “Os Bairros de Pereira uniram-se / para a igreja ajudar / sopas maravilhosas fizeram / que orgulho aqui morar”) foram algumas das novidades apresentadas pelos bairros e que deram um colorido ainda mais especial à festa.
À semelhança das anteriores edições e no âmbito de uma competição saudável, os participantes foram desafiados a votar na sua sopa preferida preparada pelos diversos bairros de Pereira – Cabecinhos (Sopa de Ervilhas), Montes de Cima (Sopa à Lavrador), Senhora do Pranto (Sopa de Grão), Torre (Sopa de Feijão Verde), Santa Rita (Canja), Tojal (Sopa de Peixe), Quinta D. Teodora (Sopa da Pedra), Quinta de S. Luiz (Sopa de Legumes) Casal Minhoto e Casais Velhos (Caldo Verde) e Bairro Vale d’Água (Sopa de Almeirões).
Confirmando o adágio popular “não há duas sem três”, a Quinta D. Teodora, vencedora desde a primeira edição, recebeu a preferência dos 550 votantes que escolheram a Sopa da Pedra como a mais saborosa da edição de 2019 do Festival das Sopas do Bairro.
A par da animação infantil, com insuflável e pinturas faciais, a iniciativa contou com a animação musical do duo "Real Ritmo".