Combater as invasoras aquáticas entre Tentúgal e Lavariz de caiaque

No dia 10 de junho, o Município de Montemor-o-Velho promoveu uma descida de caiaque, entre a ponte de Tentúgal e a ponte da Lavariz, que teve como propósito monitorizar a área potencialmente invadida pelas espécies invasoras Ludwigia peploides e Ludwigia grandiflora.

Esta ação de Ciência Cidadã, dinamizada pelo investigador Jael Palhas, contou com a participação de canoístas do Clube Náutico Mondego, tendo sido aproveitada para remover outras invasoras existentes no curso de água.

À margem da iniciativa, o vereador da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Décio Matias, enalteceu o espírito de cooperação, sendo mais uma demonstração da excelente colaboração entre a sociedade civil, a comunidade científica e o Município.

Para além de permitir a monitorização e a remoção de plantas invasoras, a ação visou ainda informar os participantes sobre a problemática das plantas invasoras no concelho, em particular da Ludwigia peploides, ensinar-lhes a identificar algumas plantas invasoras e saber como proceder perante estas, bem como incentivá-los a transmitir o conhecimento adquirido e, assim, promover uma maior consciência ambiental na comunidade.

A iniciativa foi desenvolvida no âmbito da candidatura “Erradicação e controlo Ludwigia peploides e Ludwigia grandiflora em Montemor-o-Velho”, financiada pelo Ministério do Ambiente e Ação Climática e Fundo Ambiental.

Programa financiado por: