Montemor-o-Velho voltou a ser palco do Granfondo World Series Coimbra Region

Este domingo, dia 18 de junho, Montemor-o-Velho foi a casa do maior e mais internacional evento de ciclismo para todos realizado em Portugal!
Cerca de 1.600 ciclistas, de 21 países, participaram no UCI Granfondo World Series Coimbra Region, prova que passou pelas desafiantes e belas estradas de 9 concelhos da região de Coimbra - Montemor-o-Velho, Coimbra, Vila Nova de Poiares, Góis, Lousã, Miranda do Corvo, Penela, Condeixa-a-Nova e Soure - e que teve como ponto de partida e de reencontro Montemor-o-Velho.

O italiano Matteo Cigala foi o primeiro a cumprir os 142km do Granfondo, ao passar a meta, situada no Parque Urbano Ribeirinho, em Montemor-o-Velho, em 3 horas, 32 minutos e 30 segundos, logo seguido, em sprint, por Filipe Oliveira, a apenas um milésimo de segundo de diferença. O pódio ficou completo com Fernandez Martinez, a pouco mais de dois segundos do primeiro classificado.
Ana Sobreira foi a primeira ciclista a terminar o UCI Granfondo World Series Coimbra Region em Montemor-o-Velho, com um total de 4 horas, 14 minutos e 26 segundos. Marlene Gonçalves, que já em 2022 tinha estado no pódio, conquistou o segundo lugar, e Liliana Silva fechou o pódio feminino.

No mediofondo, a vitória foi para Pedro Mendes, que completou os 104km do trajeto da prova em 2 horas, 31 minutos e 26 segundos. Joel Leal e André Nunes completaram o pódio.
No feminino, foi a francesa Stephanie Gros a levar o troféu para casa ao terminar a prova em 2 horas, 46 minutos e 43 segundos, logo seguida de Sofia Gomes e de Isa Carvalho.

No arranque da prova, Emílio Torrão, presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, desejou a todos "uma excelente prova, em segurança para desfrutarem das belas paisagens da região". "São os ciclistas, profissionais e amadores, que fazem deste grande evento do ciclismo nacional e internacional uma grande festa! Somos cada vez mais a participar no Granfondo Coimbra Region. Obrigado pelo vosso carinho, tenho a certeza que esta terceira edição vai ficar na memória de todos. Espero que usufruam deste novo Parque Urbano Ribeirinho e que aproveitem todas as dinâmicas do espaço".
O edil montemorense, que participou na prova acompanhado pelo vereador do desporto Décio Matias e pelo vereador da Câmara Municipal de Coimbra, Carlos Lopes, deixou ainda elogios à organização do único Granfondo da Península Ibérica que pontua e permite o apuramento para o Campeonato do Mundo Gran Fondo da UCI (Union Cycliste Internationale): "são unânimes e merecidos os elogios a esta organização". Também João Cabreira, da Cabreira Solutions, sublinhou a alegria de Montemor-o-Velho acolher, pela terceira vez, o UCI GranFondo Coimbra Region, "uma prova muito exigente no que diz respeito à logística". "O nosso agradecimento às Câmaras Municipais de Coimbra e de Montemor-o-Velho por nos apoiarem a fazer mais uma festa do ciclismo", acrescentou.

Recorde-se que o UCI Granfondo World Series Coimbra Region é um evento de cicloturismo, aberto à participação de todos os ciclistas, ciclodesportistas e cicloturistas (federados ou não federados), que contou ainda com uma programação especial dedicada às famílias. O Granfondinho, realizado no Parque Urbano Ribeirinho de Montemor-o-Velho no sábado, dia 17 de junho, promoveu o ciclismo junto das crianças e jovens uma divertida gincana de bicicletas. Este domingo, a caminhada para as famílias dos atletas pelos trilhos de Montemor-o-Velho desvendou algum do património local.

O evento, que se pretende assumir como o maior e mais internacional evento de ciclismo alguma vez já realizado no nosso País, tem organização da Cabreira Solutions e dos Municípios de Montemor-o-Velho e de Coimbra, contando ainda com o apoio, entre outros, da UCI e da Federação Portuguesa de Ciclismo.

Consulte os resultados da prova em https://resultados.stopandgo.pro/1073/Podium