Montemor-o-Velho ganha uma nova centralidade com o Parque Ribeirinho

Imagine que há um espaço, com uma paisagem verdejante a perder de vista, junto à água, com vista para o Castelo, com inúmeras atividades e opções para todas as idades, onde pode andar de bicicleta na ciclovia, passear, ler nas espreguiçadeiras à beira rio, brincar na zona infantil com jogos de água, disputar partidas no campo de jogos, fazer um piquenique ou divertir-se nas gaivotas, caiaques ou hidrobikes. A partir de hoje, dia 20 de julho, as ideias e os sonhos tornam-se realidade e o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, na companhia do presidente da Assembleia Municipal, Fernando Ramos, inaugurou o Parque Ribeirinho de Montemor-o-Velho.
Com palavras de agradecimento e de elogio ao Presidente da Câmara por “um espaço que queria recuperar há anos” e perante os vereadores do Executivo Municipal, presidentes de Junta, dirigentes municipais e muito público, Fernando Ramos referiu: “com este gesto devolve o rio a Montemor-o-Velho, ao concelho e à juventude que está a usufruir deste espaço" [com o Acampamento da Juventude].
“Montemor-o-Velho ganha hoje uma nova centralidade. Continuamos a valorizar o que é nosso e a respeitar e homenagear o nosso património ambiental, cultural e histórico e a nossa identidade. O Parque Ribeirinho, para além de fazer mexer Montemor-o-Velho, vem reforçar a qualidade de vida da comunidade local e dos seus visitantes”, sublinhou o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão.
Ao lembrar as dificuldades na concretização da obra, o edil montemorense, agradeceu a todos os que o acompanharam deste o primeiro mandato e sublinhou: “Este parque tem muito significado para mim, para os meus dirigentes e para a minha equipa porque significa aquilo que de melhor a Câmara Municipal está a fazer neste momento”.
Emílio Torrão asseverou que o local “é um hino à natureza que dignifica o Leito Abandonado do rio Mondego”, “aproximando as pessoas ao rio”, e revelou a intenção de prolongar a intervenção até ao Centro Náutico.
“O novo Parque Ribeirinho oferece um espaço privilegiado de bem-estar, convívio e lazer para usufruto da população”, e, por isso, o Presidente da Câmara Municipal deixou um convite a todos/as os/as munícipes do concelho e visitantes para virem “aproveitar este local incrível” e frisou: “Este é um espaço dinâmico, à espera de ser (re)descoberto e vivido!”

O Parque Ribeirinho de Montemor-o-Velho surge com a vocação para desassossegar e para criar um ambiente propício para o convívio em família e/ou com amigos, mas também proporciona espaços que convidam à leitura ou apreciar calmamente a natureza e paisagem envolvente. O seu cariz multifuncional torna-o também o local ideal para a funcionar como um complemento aos diversos eventos desenvolvidos pelo Município.

A mobilidade sustentável, que inclui circuitos pedonais, ciclovia e bicicletas elétricas, o parque infantil com jogos de água, as espreguiçadeiras colocadas junto do plano de água, uma cafetaria, o campo de jogos, as atividades aquáticas - com gaivotas, caiaques, stans up paddle e hidrobikes – são algumas das muitas atividades que estão à disposição de todos/as.

Com cerca de 78 m2 e quase dois quilómetros de extensão, a profunda intervenção promovida pelo Município de Montemor-o-Velho representa um investimento de cerca de dois milhões de euros, tendo sido uma operação apoiada pelo Programa Operacional Centro 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), no âmbito do eixo prioritário “Afirmar a Sustentabilidade dos Territórios” (CONSERVAR).