Montemor-o-Velho é “um destino, obrigatório, irreversível, prioritário e principal da região do Baixo Mondego”

No dia 2 de setembro, o concelho de Montemor-o-Velho deu o pontapé de saída para nove dias de festa. Sob o signo da inovação e com muito público, a abertura da Feira do Ano começou ao som dos músicos das filarmónicas e orquestras do concelho, abrindo espaço para celebrar o território, de conviver em família ou amigos e para viver e sentir o território.

Na sessão de abertura, o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, na companhia do presidente da Assembleia Municipal, Fernando Ramos e dos elementos da Comissão Executiva responsável por dar forma ao certame, liderada pelo vereador José Veríssimo, reiterou que a “Feira do Ano é um evento seguro, que afirma Montemor-o-Velho e continua a desafiar as empresas da região para desenvolver inovação”.

"A Feira do Ano está aqui, cada vez mais forte e representativa”, sendo “um destino, obrigatório, irreversível, prioritário e principal da região do Baixo Mondego”, afirmou Emílio Torrão.

Elogiando o percurso profissional do presidente do Conselho Diretivo do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), que teve início em Montemor-o-Velho, o edil montemorense afirmou que Nuno Canada integra o grupo de pessoas que se dedicam a uma causa e que “fazem com que Portugal seja diferente e melhor”.

No momento, Nuno Canada começou por referir que “a agricultura sempre foi um pilar económico e social da região” e, ao abordar as questões relacionadas com a inovação, a sustentabilidade ou os desafios para o futuro, destacou alguns ingredientes capazes de reforçar “a potencialidade agrícola da região para criar produtos com maior valor acrescentado” e “defendeu que há muito espaço para fazer coisas em conjunto”.

No Centro Institucional, a cerimónia de inauguração ficou concluída com a visita aos espaços das 11 Freguesias e Uniões de Freguesias do concelho de Montemor-o-Velho.
Após a sessão de abertura, realizou-se a tradicional visita aos expositores da feira do ano.
No primeiro dia de festa, o programa contou com a programação das Freguesias em Festa dedicada à União de Freguesias de Montemor-o-Velho e Gatões, com o Grupo de Cantares Arroz aos Molhos, Dancequi – Grupo de Dança da Associação Cultural Desportiva Recreativa e Social de Quinhendros, Grupo de Ginástica do Atlético Clube Montemorense e o Grupo de Bombos.
Os RockLuso abriram o palco Tasquinhas. A noite terminou com um incrível concerto dos Calema e com as atuações dos dj's Diogo Almeida e Óskar dj.

Novo presidente da Região de Turismo do Centro inicia representações em Montemor-o-Velho

No decorrer da cerimónia, o edil montemorense aproveitou ainda para saudar Raul Almeida, no primeiro ato oficial enquanto novo presidente da Região de Turismo do Centro, e para reconhecer e  elogiar o seu antecessor, Pedro Machado, que também marcou presença na cerimónia, “pelo trabalho feito na afirmação da marca Centro de Portugal”.
Com palavras de elogio à organização, Raul Almeida reiterou que “a Feira do Ano dá notoriedade e contribui para a atração de pessoas à região”.