113 anos da Implantação da República | Alguns factos históricos ocorridos em Montemor-o-Velho

Neste dia em que assinalamos o dia 5 de outubro de 1910, recordamos alguns factos da história local do concelho de Montemor-o-Velho, quando passam 113 anos da Implantação da República.

Em sessão de câmara de 15 de outubro de 1910, o Vice-Presidente, Jorge Marçal, deu conhecimento do Decreto do Governo Provisório da República de 13 de outubro, foi dissolvida a Câmara Municipal, proclamada a adesão ao novo regime político e hasteada de imediato a Bandeira Nacional.

A 27 de outubro tomou posse a Comissão Municipal Republicana de Montemor-o-Velho, constituída pelos seguintes vogais: Albino de Noronha Botelho de Magalhães, Augusto Ferreira d’Andrade, Joaquim Cantante, Joaquim Ferreira de Figueiredo, António Baptista Ferreira, Joaquim Esteves de Barros e Carlos Diniz d’Abreu.

A 29 de outubro teve lugar a primeira sessão da Comissão Administrativa Republicana, onde se deu conhecimento da nomeação de António Alves Canaes Guardado para o cargo de Administrador do Concelho de Montemor-o-Velho. Mais foi deliberado que a Praça da Vila, denominada Praça do Príncipe D. Carlos se passaria a chamar Praça da República.

A 19 de novembro de 1910, a Câmara deliberou que a Avenida D. Amélia, que ia da Igreja da Misericórdia ao Mosteiro, se passasse a denominar Avenida da Liberdade, um dos ideais da República (atual Avenida José de Nápoles) e a Rua Direita se passasse a designar Rua Dr. José Galvão, em homenagem ao ilustre cidadão, já falecido, pelos serviços prestados em prol da causa pública.

Por imposição legal, foi criado o feriado municipal e foram os concelhos obrigados a escolher uma data para a sua comemoração. Em sessão de câmara de 3 de junho de 1911, foi deliberado a escolha do dia 28 de maio para feriado municipal, para comemorar o direito de voto do povo à eleição às Cortes Constituintes. Em sessão de câmara de 6 de abril de 1914, foi deliberado a alteração do feriado municipal para 10 de agosto, dia de Nossa Senhora da Vitória, padroeira da vila de Montemor desde 20 de dezembro de 1746. Recordava ainda a batalha travada com os mouros e da qual a guarnição do Castelo, comandada pelo Abade João, saiu vitoriosa. Esta data só foi alterada por deliberação de câmara de 13 de julho de 1972, passando a ser o atual dia, 8 de setembro.