Montemor-o-Velho celebrou Dia Nacional dos Castelos

Em Montemor-o-Velho, o Dia Nacional dos Castelos foi celebrado com literatura, artes cénicas e música coral.

A Capela de Santo António, integrada no percurso de visitação do Castelo de Montemor-o-Velho e localizada no exterior das muralhas, foi o ponto de partida para uma intensa tarde cultural que começou com a leitura encenada do livro "Crónicas de um bufão na Corte de Dom João", de Lurdes Breda.

Depois de ver e ouvir as aventuras em verso do protagonista, o público presente este sábado, dia 7 de outubro, esteve à conversa com Lurdes Breda, escritora natural de Liceia, concelho de Montemor-o-Velho, no decorrer da sessão de autógrafos.

O 2º Encontro Ibérico de Coros e Cantares de Gatões trouxe a música coral até à Igreja de Santa Maria da Alcáçova, no interior do Castelo.

Na ocasião, a adjunta do Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Célia Craveiro, na companhia de Susana Grou, do executivo da União de Freguesias de Montemor-o-Velho e Gatões, e de Graça Cavaleiro, presidente da direção do Clube União Musical Recreativo Gatoense, sublinhou: “É sempre com muita alegria que vos recebemos e que podemos usufruir de momentos culturais marcantes em espaços repletos de beleza e história. Desejamos que os grupos visitantes levem de Gatões e de Montemor-o-Velho as melhores recordações e que regressem em breve ao nosso concelho”.

A iniciativa, organizada pelo Clube União Musical Recreativo Gatoense, contou com as atuações do Grupo de Cantares Arroz aos Molhos, de Gatões/Montemor-o-Velho, da Rodalla de Cariño, da Galiza/Espanha, e dos Cantares de Évora.