APPACDM de Montemor está de regresso a casa

A unidade de Montemor-o-Velho da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Coimbra está de regresso a casa, depois das obras de reabilitação do edifício.

A secretária de Estado da Inclusão, Ana Sofia Antunes, acompanhada da presidente da direção da APPACDM de Coimbra, Helena Albuquerque, do vereador da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Décio Matias, e do vogal Programa Operacional da Região Centro, da Comissão de Coordenação da Região Centro, Luís Filipe, inaugurou esta terça-feira, dia 11 de outubro, a requalificação da unidade funcional de Montemor-o-Velho da APPACDM.

Após a visita às instalações e do momento cultural protagonizado pelos utentes do Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI) da APPACDM, Ana Sofia Antunes sublinhou que "este edifício precisava de uma intervenção urgente" que se concretizou numa casa renovada.

Ao destacar que a unidade de Montemor-o-Velho conta com 30 utentes no CACI e cerca de 20 pessoas no centro profissional para a deficiência, a presidente da direção da APPACDM de Coimbra destacou o trabalho de continuidade desenvolvido e agradeceu ao Município de Montemor-o-Velho por, ao longo dos anos, ser um "parceiro" no projeto de inclusão.

Elogiando a "tarefa de cuidar" assumida pela APPACDM, o vereador Décio Matias afirmou que "Montemor não apregoa a inclusão, pratica-a". "Continuaremos sempre disponíveis para trabalhar em conjunto e em parceria com a APPACDM", acrescentou.

O novo ginásio, a substituição da cobertura, a nova cozinha, salas de estimulação sensorial, de fisioterapia, de formação e a biblioteca são alguns dos espaços da Unidade de Montemor-o-Velho que vão potenciar as respostas da instituição, maximizando a qualidade do serviço prestado e oferecendo maior conforto aos utentes, e também reforçar a ligação à comunidade. Um investimento de 792 mil euros, que contou com apoio do Centro 2020.