Olhar de José Craveiro sobre Tentúgal registado em livro

A sala do Convento da Nossa Senhora do Carmo, em Tentúgal, foi pequena para homenagear José Craveiro, uma das personalidades da freguesia e do concelho de Montemor-o-Velho. No domingo, dia 15 de outubro, amigos, admiradores e entidades marcaram presença no lançamento do Livro “Tentúgal – A história local nas histórias de José Craveiro”, da autoria de Maria Helena de Matos Rocha Marques, numa tarde dedicada à cultura que celebrou também a amizade, a memória e a tradição.

Ao expressar uma profunda gratidão e admiração pessoal e institucional “por tudo o que José Craveiro tem feito pela preservação da cultura oral passada de geração em geração e pela divulgação do nosso território”, o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, reforçou: “É sempre um prazer ouvir as estórias de José Craveiro que são contadas de forma tão genuína e com apontamentos das suas raízes. É um contador de estórias exímio dotado de um talento diferenciador. A cada encontro somos transportados para outros tempos e, ao escutá-lo, passamos também a ser responsáveis por preservar a história de cada estória”.

No momento, o edil montemorense deixou ainda palavras de reconhecimento a Maria Helena de Matos Rocha Marques por “ter aceite o desafio de empreender esta tarefa de passar para o papel a imensa sabedoria de José Craveiro”.

Com apresentação de António Fontinha, a obra foi editada pela Associação Corvo e Pinho, tendo merecido um prémio da Direção Regional da Cultura do Centro, através do Programa de Apoio à Ação Cultural (PAAC 2023).

O lançamento da obra que dá protagonismo às pessoas e aos espaços e lugares da freguesia contou ainda com momentos musicais, com Pedro Janela ao piano e por Fado (guitarradas), terminando com a habitual sessão de autógrafos.