Jovens reúnem-se em Montemor-o-Velho na VI Academia Europa

As temáticas sobre a União Europeia são o pretexto para reunir cinco dezenas de jovens em Montemor-o-Velho, entre 3 a 5 de novembro, na 6ª Academia Europa.

Na apresentação da iniciativa, o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, também na qualidade de presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC) referiu que esta é uma oportunidade para “mostrar o concelho aos jovens que querem conhecer este território e que, nestes três dias, vão pensar e sentir a Europa de forma responsável e assertiva”.

Organizada pelo Europe Direct Região de Coimbra e de Leiria, em parceria com o Núcleo Associativo para os Estudos Europeus em Coimbra e a Federação Nacional de Estudos Europeus, a Academia Europa vai ser um momento de discussão e reflexão de diversos temas alinhados com a agenda da Comissão Europeia, como os desafios e o papel dos jovens na democracia na União Europeia, o Ano Europeu das Competências ou a transição ecológica e digital e as perspetivas de futuro.

“Um evento incontornável no panorama da discussão europeia em Portugal” que, na opinião de Jorge Brito, secretário executivo da CIM-RC, é “um mergulho no território” para estudantes universitários de todo o país.

Paula Silvestre, gestora executiva do Europe Direct Região de Coimbra e de Leiria, fez referência às diversas atividades e ações realizadas e Catarina Lopes, do Núcleo Associativo para os Estudos Europeus em Coimbra (NAPPEC) e em representação da Federação Nacional de Estudos Europeus (FNEE), desvendou algumas das temáticas a serem abordadas e os/as palestrantes já confirmados/as do "programa desenvolvido por jovens para jovens”.

No momento, a vice-presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Diana Andrade, avançou que a VI Academia Europa vai mostrar aos jovens os produtos endógenos do concelho e oferecer alguns momentos de recriação histórica em “espaços que foram beneficiados com fundos europeus para que fique visível a importância do Projeto Europeu no território e na vida da comunidade”.

A VI Academia Europa vai decorrer no Centro Náutico de Montemor-o-Velho e, este ano, as inscrições esgotaram em menos de uma hora.

A iniciativa realiza-se desde 2018, já passou pelos Municípios de Arganil, Figueira da Foz, Lousã e Mira, sendo direcionada para estudantes universitários do país, com idades entre os 18 e os 30 anos.