Dia Municipal da Igualdade

Hoje é Dia Municipal da Igualdade!

O Município de Montemor-o-Velho trabalha todos os dias para reduzir assimetrias e desigualdades, promovendo a igualdade, tendo em vigor o Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação 2023-2026.

Neste dia 24 de outubro, assinalamos esta data com o propósito de promover a igualdade plena entre pessoas de diferentes sexos, grupos étnicos, nacionalidades, religiões, orientações sexuais ou condições físicas, mentais ou sociais.

Porque os estereótipos e os preconceitos de género continuam a condicionar as pessoas desde o seu nascimento, e porque é tempo de agir, partilhamos, neste Dia Municipal da Igualdade, a campanha #EndGenderStereotypes, da União Europeia:

Que género te vem imediatamente à mente quando pensas num determinado brinquedo, num trabalho, num desporto, ou mesmo numa cor? Os estereótipos de género estão profundamente enraizados na nossa cultura e são a causa principal das desigualdades de género. Muitas vezes, nem sequer estamos conscientes deles, mas afetam cada um de nós, tanto mulheres como homens. Os estereótipos de género podem limitar a nossa capacidade e as nossas aspirações de escolher um campo de estudo ou formação, seguir uma carreira profissional e fazer escolhas simples na vida, como escolher um passatempo. O impacto dos estereótipos pode ser ainda mais forte para algumas pessoas: por exemplo, se alguém tem uma deficiência ou é oriundo de uma minoria étnica, pode enfrentar múltiplos estereótipos. Cada um de nós tem identidades diferentes, e nas suas interseções, podemos enfrentar experiências únicas de discriminação. Os estereótipos de género limitam a liberdade de toda a gente. É por isso que é importante questioná-los.

É tempo de agir: #EndGenderStereotypes!