Santa Casa da Misericórdia de Montemor-o-Velho celebrou 525º aniversário

Ao longo dos séculos, a Santa Casa da Misericórdia de Montemor-o-Velho (SCMMV) tem acompanhado a evolução do território e mantido a sua vocação inicial: servir a comunidade e as pessoas. No sábado, dia 28 de outubro, a mais antiga instituição do concelho celebrou o 525º aniversário com a realização da sessão solene e um concerto protagonizado pelo coro "Alma de Coimbra".

Presente no momento festivo realizado na Igreja da Misericórdia, o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, reiterou: “A atuação da Santa Casa da Misericórdia de Montemor-o-Velho e o seu papel no território é um motivo de orgulho para todos nós, mas também um exemplo da capacidade de adaptação e de enfrentar as dificuldades”.

Numa sessão marcada pela evocação da longa história da SCMMV, que integra o grupo restrito das Misericórdias do país penta centenárias, Emílio Torrão reforçou a importância da continuidade das boas relações institucionais e expressou o seu desejo de que a instituição Montemorense “continue a realizar o seu valoroso trabalho social, mantendo a capacidade de se reinventar e inovar”.

Na sessão que contou com a presença de diversas entidades, amigos e irmãos da Misericórdia, Manuel Carraco, provedor da SCMMV, ao aludir “às dificuldades que as instituições atravessam”, aproveitou também para mostrar confiança no futuro da instituição e para deixar palavras de agradecimento a todos/as os/as trabalhadores/as.

Recorda-se que a SCMMV disponibiliza diversos serviços nas áreas de apoio social, saúde e formação profissional.

No âmbito das suas atividades, a animação regressa, no dia 31 de outubro, ao pavilhão da ACDRS de Quinhendros, com as comemorações do Dia Mundial da Terceira Idade, a partir das 10h, com a receção aos participantes, seguindo-se a Eucaristia (11h), o almoço convívio (12h30), o desfile de Vestidos de Chita e acessórios de chita (15h), o baile (16h) e o lanche (16h30).

Fotografias gentilmente cedidas pela Santa Casa da Misericórdia de Montemor-o-Velho