Academia Europa junta 50 estudantes do país em Montemor-o-Velho para refletir sobre a UE

"Nos próximos dias, Montemor-o-Velho torna-se o epicentro dos debates, das trocas de ideias e da partilha de conhecimento sobre a União Europeia", avançou o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, também na qualidade de presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC), na sessão de abertura da VI Academia Europa.
Até domingo, 50 estudantes universitários, vindos de diversos pontos do nosso país, vão debater e refletir temas cruciais como as disparidades regionais na União Europeia, os desafios e o papel dos jovens na democracia europeia, a nova ordem mundial ou a transição ecológica e digital.
“Sejam bem-vindos a Montemor-o-Velho! A vossa presença aqui enriquece a nossa região e estreita os laços que nos unem como europeus. Espero que, entre o debate e as novas amizades, descubram os segredos, a História, as maravilhas e a gastronomia desta vila de Montemor-o-Velho", concluiu Emílio Torrão, ao declarar oficialmente aberta a sexta edição da Academia Europa, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Sublinhando que a Academia Europa é "um espaço de discussão, de debate e de convívio" que dá voz aos jovens e estimula o seu espírito crítico, Catarina Lopes, presidente do Núcleo Associativo para os Estudos Europeus em Coimbra, desejou que "este fim-de-semana seja muito produtivo".
Também Paula Silvestre, gestora do Europe Direct Região de Coimbra e Leiria, apelou à participação dos jovens: "a vossa opinião importa. Não deixem que os outros decidam o vosso futuro".

A VI Academia Europa vai decorrer no Centro Náutico de Montemor-o-Velho e é uma organização do Europe Direct Região de Coimbra e de Leiria, em parceria com o Núcleo Associativo para os Estudos Europeus em Coimbra e a Federação Nacional de Estudos Europeus (FNEE).
Após o jantar, o primeiro dia dos trabalhos começa com um Focus Group, dinamizado pela FNEE, sendo uma iniciativa que integra o Estudo EU4YOU que tem como propósito avaliar a perceção dos estudantes portugueses sobre a UE.

Programa VI Academia Europa

Dia 3 de Novembro (sexta-feira) - Paços do Concelho
18h - Acolhimento aos participantes e check-in

19h15 - Sessão de Abertura
Dr. Emílio Torrão, Presidente da Câmara Municipal de Montemor o Velho
Catarina Lopes, NAPEEC
Dra. Paula Silvestre, Europe Direct Região de Coimbra e Leiria

20h - Jantar - Quinta do Outeiro

21h30 - Focus Group Conclusões Estudo FNEE - Quinta do Outeiro

Dia 4 de Novembro (sábado):
10h - “Disparidades Regionais na União Europeia: Será a coesão uma utopia?”
Doutora Alexandra Rodrigues (Diretora de Serviços de Desenvolvimento Regional da
CCDRC
Rede de Eleitos Locais, Dra. Diana Andrade (Verª CM Montemor-o-Velho)

11h15 - Coffee Break