Município de Montemor-o-Velho vai alargar rede de pontos de carregamento de veículos elétricos

Abrunheira, Ereira, Tojeiro e Arazede vão, em breve, ter pontos de carregamento de veículos elétricos. A medida, promovida pelo Município de Montemor-o-Velho, teve início na segunda-feira, dia 6 de novembro, com a assinatura do auto de consignação da empreitada “Descarbonização do Município - Pontos de Carregamento para Veículos Elétricos (Construção)”, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

“Estamos, com empenho, a tomar medidas que vão ao encontro da descarbonização e, por isso, esta empreitada vai permitir a instalação de quatro novos postos de carregamento estrategicamente colocados no concelho”, esclareceu o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão.

O edil montemorense lembrou ainda que “a frota municipal está a ser renovada com a aquisição de viaturas elétricas e viaturas mais eficientes” e esclareceu que “o aumento para seis postos de carregamento é mais um atrativo para quem nos visita e para os munícipes, sendo também um incentivo para a aquisição de veículos elétricos”.

Na ocasião, Emílio Torrão reiterou que “estão a ser desenvolvidos esforços para alargar a rede concelhia de carregamento de veículos elétricos” e manifestou o desejo de dotar “todas as Freguesias e Uniões de Freguesias com postos de carregamento”.

Representando um investimento municipal próximo dos 32 mil euros, a intervenção vai estar a cargo da empresa José Marques Grácio, S.A., tendo um prazo de execução de 45 dias para a construção das infraestruturas de implementação de pontos de carregamento de veículos elétricos.

A intervenção vai contemplar a construção dos maciços, dos muretes técnicos, a eletrificação e a instalação dos quadros elétricos dos postos que vão ser colocados na Praça Doutor José Regalão (Abrunheira), na Rua do Casal Novo (Ereira), no Largo Nossa Senhora da Graça (Tojeiro) e na Rua Professor Manuel de Melo (Arazede)

Atualmente, estão em funcionamento no Município de Montemor-o-Velho dois postos de carregamento que integram a Rede Mobi.e (Rede de Mobilidade Elétrica), um junto ao Mercado Municipal, sendo um posto de carregamento rápido com capacidade para duas viaturas, e outro na urbanização da Quinta de S. Luiz, em Pereira.

Informação Complementar:

Portugal assumiu o compromisso de atingir a neutralidade carbónica até 2050, tendo aprovado o Roteiro para a Neutralidade Carbónica 2050 (RNC 2050), que contempla a trajetória de redução de emissões, as linhas de orientação para atingir este objetivo e os principais vetores de descarbonização nos vários setores da economia nacional.

Portugal estabeleceu ainda metas ambiciosas para 2030, no contexto do Plano Nacional de Energia e Clima 2030 (PNEC), que contemplam as políticas e medidas capazes de assegurar o seu cumprimento, tendo em vista a descarbonização da economia.

Atingir a neutralidade carbónica implica transitar de um modelo económico linear e sustentado em combustíveis fósseis para um modelo circular e neutro em carbono.

O Município de Montemor-o-Velho, pretende promover as políticas ambientais para a prossecução dos objetivos de desenvolvimento sustentável, contribuindo para o cumprimento dos objetivos nacionais e internacionais, designadamente os relativos às alterações climáticas e a sua mitigação.