Montemor-o-Velho foi espaço de debate e crescimento com a VI Academia Europa

Cerca de 50 jovens estudantes universitários estiveram, entre 3 e 5 de novembro, em Montemor-o-Velho para pensar o futuro e os desafios da União Europeia, na VI Academia Europa.

Ao reforçar que “trabalhamos todos os dias para ter um concelho mais progressista, mais vanguardista, mais informado e formado”, a vereadora da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Diana Andrade, sublinhou: “É fundamental refletirmos sobre o paradigma da Europa como modelo social e de paz e como território multicultural”.

Na sessão de encerramento da VI Academia Europa, Diana Andrade aludiu aos investimentos feitos com recurso a cofinanciamento comunitário no concelho e à sua contribuição para o desenvolvimento do território e frisou: “a Europa está presente no nosso dia-a-dia. Os fundos comunitários são colocados ao serviço do desporto, da cultura, da educação, entre tantos outros exemplos”.

Na companhia de Luís Marques, da Federação Nacional de Estudos Europeus (FNEE), e de Jorge Brito, secretário executivo da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC), Diana Andrade deixou o convite e manifestou o desejo de “voltar a receber no Concelho eventos que continuem a dar voz à Juventude, às suas ideias e à sua vontade de construção de um território mais coeso”.

"As Disparidades Regionais na União Europeia: Será a coesão uma utopia?", a "Democracia na UE: desafios e papel dos jovens" ou o "Ano Europeu das Competências: Oportunidades para Estudos Europeus" foram algumas das temáticas debatidas pelos/as participantes e que trouxeram a Montemor-o-Velho eurodeputados, professores académicos e comentadores televisivos.

A iniciativa realizou-se no Centro Náutico de Montemor-o-Velho, um dos locais do concelho que beneficiou da aplicação de fundos comunitários, e, nas pausas dos trabalhos, os/as participantes tiveram a oportunidade de saborear a doçaria tradicional e conventual do concelho com as Pinhas de Montemor, as Queijadas de Pereira, os Pastéis de Tentúgal e o arroz doce, feito no momento e com arroz Carolino do Baixo Mondego.

A VI Academia Europa contou com o apoio do Município de Montemor-o-Velho e foi uma organização do Europe Direct Região de Coimbra e de Leiria, em parceria com o Núcleo Associativo para os Estudos Europeus em Coimbra e a Federação Nacional de Estudos Europeus (FNEE).

Fotografias gentilmente cedidas pela Organização da VI Academia Europa