Exercício “A Terra Treme” realizou-se na Escola Profissional de Desenvolvimento Rural do Baixo Mondego

Às 11h14, do dia 14 de novembro de 2023, a comunidade educativa da Escola Profissional de Desenvolvimento Rural do Baixo Mondego participou na ação “A Terra Treme”, um exercício público de sensibilização para o risco sísmico efetuado a nível nacional e desenvolvido pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) que pretende alertar a população sobre como deve atuar em caso de sismo.

Este ano e para dar mais visibilidade ao evento na região, o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Região de Coimbra escolheu o concelho de Montemor-o-Velho para realizar o exercício e lembrar que “Baixar, Proteger e Aguardar” são três gestos simples que podem salvar vidas em caso de sismo.

Décio Matias, vice-presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho e diretor da ADA- Associação Diogo de Azambuja (entidade promotora da EPDRBM), congratulou-se “pela escolha do Concelho e por ter sido dada primazia ao ensino profissional para realização desta atividade tão importante para a sensibilização e capacitação da população”.

“Muito obrigado às entidades presentes, ao trabalho desenvolvido pelo Serviço Municipal de Proteção Civil e à comunidade educativa pela forma responsável como encarou a realização do exercício. Um dia pode acontecer um sismo e, por isso, só treinando é que podemos estar melhor preparados. Todos somos Proteção Civil”, reforçou Décio Matias.

O exercício contou com a participação da ANEPC, dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Velho, do Serviço Municipal de Proteção Civil e da GNR de Montemor-o-Velho, na área operacional, bem como contou com ainda a presença de representantes de diversas entidades que integram o CCOS - Centro de Coordenação Operacional Sub-Regional.

Em www.aterratreme.pt, fique a saber como deve agir antes, durante e depois de um sismo.