Cuida-te+ esteve em Montemor-o-Velho a sensibilizar estudantes para bem-estar físico e psicológico

"Quando estou em stress, só me apetecem alimentos calóricos" ou "os chocolates fazem-me sentir momentaneamente mais feliz", foram algumas das frases que se ouviram na sessão de sensibilização sobre alimentação saudável e autoestima realizada esta segunda-feira, dia 13 de novembro, na Escola Secundária de Montemor-o-Velho.

Os 30 alunos e alunas do 10º e 11º anos do curso profissional de Técnico de Apoio à Gestão Desportiva (TAGD) que participaram na iniciativa do programa Cuida-te+, do IPDJ - Instituto Português do Desporto e Juventude, promovida pelo Município de Montemor-o-Velho foram desafiados, através de diversas dinâmicas e exercícios, a refletir sobre a relação entre uma alimentação saudável, a atividade física, a autoestima, as emoções e os comportamentos aditivos.

Ao reforçar que “é fundamental adotarmos estilos de vida saudáveis que contribuam uma melhor saúde física e mental”, a vereadora da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Diana Andrade, sublinhou a importância de se fazerem escolhas saudáveis e sustentáveis: "Espero que sigam estas dicas e sejam verdadeiros "influencers" de autoestima e alimentação saudável para os vossos colegas, amigos e familiares".

Dirigindo-se aos jovens, Diana Andrade recordou "a escola e o Município já dão esse exemplo" ao "servir refeições na cantina desenvolvidas por profissionais para responderem às vossas necessidades energéticas e de saúde" e apelou a que se evitem os desperdícios: “A bem da vossa autoestima, da vossa saúde e do nosso futuro, comam na cantina da escola, não desperdicem alimentos e passem esta mensagem aos vossos colegas”, reforçou.

Recorda-se que o Programa Cuida-te+ disponibiliza gratuitamente aconselhamento para jovens dos 12 aos 25 anos em quatro áreas: a saúde psicológica, a sexualidade, os comportamentos aditivos e a alimentação e atividade física.

Mais informações sobre o Programa Cuida-te+ em https://ipdj.gov.pt/o-programa