Montemor-o-Velho reforça laços de amizade com Moçambique

A deputada à Assembleia da República de Moçambique, Ivone Soares, esteve esta segunda-feira em Montemor-o-Velho, numa visita que celebra "os laços de amizade, colaboração e cooperação que unem os nossos municípios, os nossos países e os nossos povos".
Ivone Soares, que é também presidente da LEDA (Liderança, Educação, Democracia, Artes e Ambiente) e da BPW Maputo (Business and Professional Women), destacou que fez questão de "vir visitar Montemor-o-Velho", perceber as dinâmicas e "ganhar inspiração" nesta época Natalícia com o Castelo Mágico, e deixar um convite "às mulheres montemorenses, profissionais e empreendedoras, para aderirem à BPW, associação conselheira das Nações Unidas, para termos ainda mais motivos de união".
A deputada moçambicana veio a Portugal acompanhada de Sílvia Soares, esposa do edil de Climane, e de Noemia Buque, professora universitária e membro da BPW Maputo, para participar na conferência “Mulher Contemporânea”, iniciativa da LEDA e da BPW Maputo, com o apoio da Universidade de Coimbra e da Câmara Comércio Portugal Moçambique. Da visita a Portugal, Ivone Soares leva ainda o reconhecimento da sua atividade enquanto deputada, vice-presidente da Comissão de Ética Parlamentar, professora universitária e escritora, com o Galardão de Política, atribuído na 7ª edição da Gala de Mérito Mulheres Empreendedoras Europa e África.

Visivelmente orgulhoso, o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, agradeceu a visita que "trouxe um pouco do calor e da alegria de Moçambique".
Ao endereçar um "grande abraço de fraternidade a todos os moçambicanos", Emílio Torrão afirmou a importância de reforçar os laços existentes e sublinhou que "Montemor-o-Velho está sempre disponível para vos receber e apoiar".

Para além da receção nos Paços do Município, Ivone Soares, Noemia Buque e Sílvia Soares descobriram um pouco mais sobre Fernão Mendes Pinto, tendo tido a oportunidade de ver a primeira edição da "Peregrinação" recentemente adquirida pelo Município de Montemor-o-Velho, e de conhecer o grupo escultórico dedicado ao autor montemorense, e visitaram ainda o Castelo Mágico, onde ficaram a conhecer os preparativos para a viagem ao sonho de Natal.