Centro Interpretativo de Montemor-o-Velho candidato a Prémio Europeu LEADER

O Centro Interpretativo de Montemor-o-Velho é um dos projetos candidatos ao Prémio Europeu LEADER. Ajude a trazer o Prémio para Montemor-o-Velho e vote!

Com o objetivo de distinguir projetos apoiados no âmbito da abordagem LEADER entre 2014 e 2020 que tenham especial impacto no território e na comunidade, pautando-se pela inovação, diferenciação ou que possam ser facilmente replicáveis, o Prémio Europeu LEADER é organizado pela ELARD – European LEADER Association for Rural Development, em conjunto com o Comité Europeu das Regiões (CoR) e o Conselho Económico e Social Europeu (CESE).
Durante o Congresso Europeu LEADER, que será realizado nos dias 18 e 19 de dezembro, em Bruxelas, serão conhecidos os quatro projetos vencedores, sendo que um será selecionado pelo público e os restantes três por um júri composto por personalidades ligadas ao desenvolvimento rural.

A votação online do público está a decorrer até ao dia 4 de dezembro e deve ser feita através deste link: https://leadercongress.eu/en/application/.

Entre os projetos a concurso estão seis de Portugal:
Galeria Municipal - Centro Interpretativo do Concelho de Montemor-o-Velho (apoiado pelo GAL AD ELO): https://leadercongress.eu/en/2023/11/20/municipal-gallery-municipal-interpretive-center-2/
Aldeias de Portugal (projeto de cooperação)
Quinta de Travassinhos - Agroturismo (apoiado pelo GAL Douro Histórico)
Transformação de produtos de casca rija (apoiado pelo GAL Interior do Algarve Central)
Mercearia Santo Amaro (apoiado pelo GAL ADELIAÇOR)
Alijó a Caminhar (apoiado pelo GAL Douro Histórico)

Recorde-se que o Centro Interpretativo de Montemor-o-Velho contou com o apoio da ADELO - Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego, no âmbito do DLBC (Desenvolvimento Local de Base Comunitária)/Rural LEADER AD ELO ao abrigo da sua Estratégia Local, tendo sido alvo de candidatura ao Programa de Desenvolvimento Rural (PDR) 2020.