Estudantes de Arazede assinalam o 25 de Abril de 1974 com a “Assembleia Municipal vai à Escola”

A iniciativa a “Assembleia Municipal vai à Escola”, realizada no âmbito das comemorações do 25 de Abril de 1974, continua, ao longo dos anos, a despertar nos/as estudantes a vontade de saber mais sobre um dos momentos mais importantes da história contemporânea do país e a promover momentos de partilha e de debate. Na edição deste ano e no 50º aniversário da Revolução do Cravos, a ação educativa iniciou-se na Escola Básica de Arazede, numa sessão repleta de surpresas e desenvolvida com os 94 alunos do 3º Ciclo (7º, 8º e 9ºs anos).

Na biblioteca escolar, a manhã de liberdade começou com um momento de partilha intergeracional com os 23 elementos do grupo de Arazede dos Seniores em Movimento a cantar “Grândola Vila Morena” para um público que, durante toda a iniciativa, esteve sempre muito atento e participativo.

O presidente da Assembleia Municipal de Montemor-o-Velho, Fernando Ramos, natural de Arazede, fez uma intervenção marcada por uma emoção ainda mais especial e destacou, entre outros, a importância da família e da escola pública, assim como reforçou: “A música e o desporto são fundamentais porque nos ensinam a dar o nosso melhor e que não podemos ganhar sempre e, tal como numa formação musical, é fundamental sabermos viver em harmonia uns com os outros”.

No momento, deixou ainda o desafio aos/às estudantes para que tenham “iniciativa, organização e atitude”, que “nunca parem de fazer perguntas” e reiterou: “perante o erro e as dificuldades, nunca desistam e continuem a lutar pelos vossos sonhos”.

Ao longo da manhã, os alunos e alunas surpreenderam também com momentos de música e poesia.

A iniciativa contou com as presenças e/ou intervenções de elementos do AEMOV – Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Velho (diretor do agrupamento, António Joaquim, e a coordenadora da EB de Arazede, Isabel Taipina), de membros da Assembleia Municipal (Liliana Duarte, 2ª secretária da mesa da Assembleia, Albertina Jorge (PS) e Bruno Ferrão e Cristina Jorge (da coligação “Unir pela Mudança” – PPD/PSD. CDS-PP).