Plano Operacional Municipal 2024 aprovado

No dia 3 de maio, o Plano Operacional Municipal (POM) de Montemor-o-Velho para o ano de 2024 foi aprovado na reunião da Comissão Municipal de Gestão Integrada de Fogos Rurais que se realizou no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Montemor-o-Velho.

“Continuamos, com empenho, a construir uma ação centrada na prevenção do risco. É, por isso, fundamental que continuemos a promover e alertar para importância da adoção de medidas preventivas que minimizem a ocorrência dos incêndios rurais”, sublinhou o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão.

No encontro que contou com as presenças de representantes das Freguesias e Uniões de Freguesias do concelho, do ICNF, da GNR, dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Velho, da CIM Região de Coimbra, da ABMG e da Associação de Beneficiários da Obra de Fomento Hidroagrícola do Baixo Mondego, o vice-presidente da Câmara Municipal, Décio Matias, aproveitou a ocasião para agradecer ao ICNF “pela cedência de uma viatura no ano passado, que permitiu o reforço dos meios”.

Recorda-se que o POM 2024 é um documento de operacionalização do Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios (PMDFCI) de Montemor-o-Velho 2022-2031 e que reúne a informação de apoio ao planeamento das ações de vigilância e deteção, primeira intervenção e combate, rescaldo e vigilância pós-incêndio, otimizando a utilização dos recursos disponíveis, através do compromisso conjunto dos parceiros envolvidos com responsabilidades em matéria de Defesa da Floresta Contra Incêndio (DFCI) no concelho de Montemor-o-Velho.

A apresentação do Plano de Atividades da Equipa de Sapadores Florestais para 2024, a aprovação dos caminhos florestais a intervencionar pelas Juntas de Freguesia para 2024 ou a faixa de gestão de combustível dos 100 m no Parque Logístico e Industrial de Arazede foram alguns dos pontos da reunião.