Agrupamento de Escolas de Montemor já é UAARE

O agrupamento de escolas de Montemor-o-Velho é oficialmente uma escola UAARE. O secretário de Estado da Juventude e do Desporto e o Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho oficializaram o estatuto de Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (UAARE) à Escola Secundária de Montemor-o-Velho, estabelecimento que serviu de inspiração para o projeto piloto lançado pelo Governo neste ano letivo.
“Montemor-o-Velho foi a razão de ser das UAARE. Foi precisamente aqui que, há cerca de um ano, conheci o bom trabalho desenvolvido neste agrupamento de escolas pelo Gabinete de Apoio ao Alto Rendimento e que está em total sintonia com o trabalho desenvolvido, ao nível do desporto, pelo Município Montemorense”. João Paulo Rebelo, presente no encerramento do 1º Encontro Nacional das UAARE, que decorreu este sábado no Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Velho e que contou com a presença do sub diretor-geral da Educação, Pedro Cunha, do vice-presidente do IPDJ, IP, Vítor Pataco, do diretor do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Velho, António Joaquim, do responsável nacional das UAARE, Vítor Pardal, e demais entidades e técnicos, elogiou “todo o esforço desenvolvido nesta escola por professores e técnicos” e “a condução política do presidente da Câmara por todo o trabalho feito no Centro de Alto Rendimento de Montemor-o-Velho”. Neste dia de reflexão e de balanço para as quatro escolas que integram as UAARE, o secretário de Estado afirmou que “o projeto, que pretende dar condições para uma conciliação entre a prática desportiva de alto rendimento e os estudos, vai ter continuidade e expansão no próximo ano letivo, avançando em mais cinco escolas”.
Emílio Torrão salientou a “grande visão estratégica” do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto que "teve o mérito de aproveitar uma boa prática iniciada pelo professor Vítor Pardal, que deu resultados ao nível local, no centro de alto rendimento de Montemor-o-Velho, e que ajudou a formar campeões e medalhados olímpicos, difundindo-a pelo país”. "Espero que, com esta medida que compatibiliza o alto rendimento e o estudo, possamos ter novas medalhas e novos campeões por esse país fora”, concluiu o edil montemorense.
Recorde-se que as UAARE visam uma articulação eficaz entre os agrupamentos de escola, os encarregados de educação, as federações desportivas e seus agentes e os municípios, entre outros interessados, tendo por objetivo conciliar, com sucesso, a atividade escolar com a prática desportiva de alunos/atletas do ensino secundário enquadrados no regime de alto rendimento ou seleções nacionais. O modelo das UAARE foi inspirado no Gabinete de Apoio ao Alto Rendimento (GAAR) de Montemor-o-Velho.
Criado em 2009, o GAAR ganhou consistência e inegável importância sendo prova disso o sucesso que os jovens obtiveram na escola e na sua atividade desportiva, numa simbiose perfeita entre todos os intervenientes implicados no processo.
Os resultados desportivos e escolares alcançados não deixam margem para dúvidas sobre o sucesso daquele projeto: vários campeões nacionais, várias medalhas internacionais, alunos integrados no projeto olímpico e uma taxa de sucesso escolar acima dos 90%.
Importava, pois, relevar a experiência adquirida e o manifesto êxito conseguido no projeto desenvolvido em Montemor-o-Velho replicando-o noutras zonas do País. Neste sentido, no ano letivo 2016/17, o Projeto-piloto UAARE foi implementado nas escolas secundárias Amélia Rey Colaço (Lisboa), de Rio Maior, Fontes Pereira de Melo (Porto) e de Montemor-o-Velho.