Canoagem | Teresa Portela de ouro e C2 feminino (Hungria) 500m bate record mundial

A emoção desportiva esteve em alta no terceiro e último dia de provas da 1ª Taça do Mundo de Velocidade no Centro Náutico de Montemor-o-Velho. No dia 21 de maio, durante a manhã, a equipa portuguesa subiu ao pódio diversas vezes e arrecadou 7 medalhas, com destaque para a medalha de ouro para Teresa Portela, em K1 200m. A equipa feminina da Hungria, em C2 500m, fez história na pista de Montemor-o-Velho ao bater o record do mundo, naquela que é uma das mais recentes disciplinas olímpica da modalidade.
Muito satisfeito com a prestação dos atletas nacionais, o presidente da Câmara Municipal, Emílio Torrão, congratulou-se “por mais um admirável evento internacional realizado no Centro Náutico” e, ao sublinhar “a excelente organização da Federação Portuguesa de Canoagem (FPC)",  reiterou: “O esforço da Câmara Municipal para manter este complexo e estas instalações no topo tem sido enormíssimo, sendo nestes momentos desportivos que encontramos a recompensa devida para todo o esforço e sacrifício que fazemos a todos os concidadãos para poder manter este espaço ao nível mundial”.
Ao fazer “um balanço muito positivo”, o presidente da FPC, Vítor Félix, referiu: “A Taça do Mundo é a primeira competição do novo ciclo olímpico que vai acabar em Tóquio 2020, mas para nós é o último teste que vamos ter antes do grande desafio que é organizar o Campeonato do Mundo em 2018”.
Aludindo, com orgulho, ao sucesso organizativo do evento, o dirigente congratulou-se, igualmente, com o sucesso desportivo. “Alcançarmos estas medalhas enchem-nos de orgulho e dão-nos mas motivação para alcançar o novo ciclo olímpico”, reforçou.
Ao relembrar que “a estreia do novo programa olímpico fez a sua estreia em Montemor-o-Velho”, Vítor Félix disse: “C2 500 é uma nova distância olímpica e o facto de se ter batido o record é significante da importância da pista de Montemor-o-Velho, uma vez que é uma das melhores pistas do mundo da nossa modalidade”.
Também José Perureña, presidente da Federação Internacional de Canoagem (ICF), deixou elogios à organização do evento e destacou: “Esta Taça do Mundo é a primeira etapa para o Campeonato do Mundo que se realiza no próximo ano [em Montemor-o-Velho] e é possível que tenhamos cerca de 90 países participantes, num total de mil atletas. É um evento de altíssimo nível e estou em crer que será um evento com uma participação record”.
O dirigente congratulou-se ainda com as condições para prática desportiva. “O vento, que é presença habitual na pista, ontem e hoje não apareceu. Os atletas estão muito satisfeitos e eu estou francamente contente”.
Durante a tarde, Portugal voltou a subir ao pódio. Em K1 5000m, João Ribeiro ganhou o ouro e Fernando Pimenta a prata.
A 1ª Taça do Mundo de Canoagem – Velocidade realizou-se entre 19 e 21 e maio e reuniu cerca de 300 atletas em representação de cerca de 30 países.

Saiba mais em http://www.fpcanoagem.pt/press/noticias/tabid/7331/, www.fpcanoagem.pt, http://canoesprintportugal.com/