Pela Noite Dentro trouxe a Canção de Coimbra ao Castelo

A 5 de outubro, “Pela Noite Dentro", sentiu-se o Fado no castelo de Montemor-o-Velho. À volta da canção de Coimbra e da sonoridade cheia da guitarra coimbrã, as voltas foram muitas e ecoaram histórias de fado.
Partindo da guitarra de concerto de Antero da Veiga, o realizador João Pupo construiu um filme-percurso pelos dias e noites de Coimbra, um road movie pelos caminhos da Guitarra de Coimbra e do Cinema.
Bruno Costa, na guitarra de Coimbra, e Nuno Botelho, na guitarra clássica, levaram a vasta plateia presente na Igreja de Santa Maria de Alcáçova no caminho, por vezes encantado, outras saudoso, mas sempre sentido, da Canção de Coimbra.
Presente no evento, José Veríssimo, vice-presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, elogiou a iniciativa da Comunidade Intermunicipal Região de Coimbra (CIM RC) que, através do programa Coimbra Região de Cultura, está a promover "não apenas a nossa cultura mas também as nossas tradições e a nossa história pelos 19 municípios da região”.
Bruno Costa sublinhou a “valorização ímpar” que a guitarra de Coimbra está a ser alvo: “finalmente estamos a olhar para este instrumento, que é único no mundo, e para o canto do fado de Coimbra com orgulho.”
Recordando que o espetáculo apresentado em Montemor-o-Velho integra o ciclo musical “À Volta do Fado”, promovido pelo programa Coimbra Região de Cultura, o músico congratulou-se por esta iniciativa, que cruza o Fado e a Canção de Coimbra com diversas artes, saberes e sabores da cultura nacional, percorrer todos os municípios da Região de Coimbra.
Esta foi a segunda iniciativa do projeto Coimbra Região de Cultura que Montemor-o-Velho acolhe. A primeira foi a peça “O Enredo”, realizada no Castelo a 16 de Junho.