Folclore em debate na BMAD

Falou-se de folclore, de etnografia, mas também de comunidade e da sociedade na Biblioteca Municipal Afonso Duarte, em Montemor-o-Velho, na tarde de sábado, 6 de outubro.
A tertúlia no âmbito da iniciativa “Um Rancho, Uma Tradição. Tudo Num Mês…” juntou à mesma mesa elementos de grupos concelhios (Rancho Folclórico e Regional do Seixo, Rancho Folclórico do Centro Beira Mondego de Santo Varão, Casa do Povo de Tentúgal e Grupo Folclórico de Ereira) e representantes da Federação do Folclore Português (FFP) e da Associação de Folclore e Etnografia da Região do Mondego (AFERM). Os desafios, os condicionalismos, a sobrevivência dos grupos, a passagem de testemunho e o futuro foram algumas das temáticas abordadas numa tarde que respirou folclore.
Presente na iniciativa, o vice-presidente da Autarquia Montemorense, José Veríssimo, enalteceu o "trabalho significativo dos grupos de folclore do concelho que são uma mais valia para a região", uma vez que são uma "salvaguarda da identidade e das particularidades da comunidade local”.
Já António Gabriel, 2º vice-presidente da FFP, deixou uma palavra de agradecimento e reconhecimento “pelo trabalho ganhador para o concelho, para a Câmara e para os grupos de folclore, que o executivo de Montemor-o-Velho tem vindo a desenvolver".
De recordar que até 20 de outubro, o Município de Montemor-o-Velho está a fazer o elogio do folclore e da etnografia com “Um Rancho, Uma Tradição. Tudo Num Mês…”.
Para além de apresentar as riquezas etnográficas e a excelência do património imaterial do Baixo Mondego, pretende-se, através de exposições, momentos de debate e mostras etnográficas, reconhecer do trabalho que os diversos grupos e ranchos folclóricos do concelho têm desenvolvido ao longo dos anos.
A próxima iniciativa acontece já no próximo fim-de-semana, dia 13 de outubro, a partir das 15h, com Recriações da Vida Rural na Biblioteca Municipal Afonso Duarte.