Ministro da Administração Interna em Montemor

O Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, esteve este domingo em Montemor-o-Velho a avaliar os estragos provocados pela tempestade Leslie. Após a reunião com o presidente da Câmara Municipal e com a Proteção Civil, onde Eduardo Cabrita pôde ver um levantamento dos danos mais significativos ocorridos no concelho de Montemor-o-Velho, o ministro revelou que é hora de fazer “uma avaliação de quais são os prejuízos para que se possa olhar já para o dia seguinte”. De acordo com o governante, no terreno estão já “as estruturas dos Ministérios da Agricultura, da Educação, da Segurança Social e da Comissão de Coordenação Regional (CCDRC)” a fazer esse levantamento dos danos registados a tempo do "próximo Conselho de Ministros de modo a definir o modelo de apoio que vá ser adotado".
Nos próximos dias, e com “muito rigor”, será feita, pela CCDRC em articulação com a Câmara Municipal e as Juntas de Freguesia,  “uma identificação de todas as habitações danificadas, de todos os prejuízos em empresas, de todos os equipamentos públicos municipais que necessitem de recuperação, bem como dos prejuízos agrícolas”. O ministro informou que amanhã, dia 16 de outubro, o Secretário de Estado da Agricultura, Luís Vieira, estará em Montemor-o-Velho "especificamente a avaliar, com as equipas da direção regional da agricultura, os danos na área agrícola".
De acordo com o governante, “o ministério da Educação está particularmente atento ao impacto nas escolas que terão algumas dificuldades de funcionamento nos próximos dias e, sobretudo, na EB 2,3 da Carapinheira, que precisará de uma alternativa”.
Eduardo Cabrita elogiou o “trabalho que quer as autarquias locais, quer os agentes da Proteção Civil fizeram aqui durante esta noite e que permitiu não só minimizar os danos, mas sobretudo que, poucas horas depois, se possa já estar a trabalhar na fase seguinte”.
No final, Emílio Torrão, que mostrou, in loco, ao ministro alguns dos muitos estragos ocorridos em Montemor-o-Velho em edifícios, rede elétrica, abastecimento de água e vias de comunicação, elogiou a celeridade com que o governante veio ao concelho e agradeceu a solidariedade de Eduardo Cabrita para com a população de Montemor-o-Velho.