Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais 2022 reforçado a partir de hoje

"Desejamos que seja uma época sem grandes sobressaltos e que os meios existentes continuem a dar garantias de prontidão e segurança às populações", referiu o vereador da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Décio Matias, acompanhado do comandante dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Velho, Joaquim Carraco, no início do Nível II do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR) 2022 que começou hoje, dia 15 de maio, e que se prolonga até dia 31, data em que arranca, no âmbito do Dispositivo Operacional Nacional, uma fase de maior reforço de meios.

E porque a defesa e a proteção começam em cada um de nós, recorda-se que, para efetuar uma queima ou uma queimada, é obrigatório fazer o pedido prévio através da plataforma do ICNF em https://fogos.icnf.pt/InfoQueimasQueimadas/.

Indica-se ainda que, de acordo com a deliberação do Conselho Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC), datada de 14 de abril de 2022, foi deliberado, por unanimidade, não autorizar a realização de queimas e queimadas entre 1 de junho e 30 de setembro de 2022.