Carapinheira recebeu cerimónia de Juramento de Bandeira do 50.º Curso de Formação de Guardas

174 Guardas-provisórios, do Centro de Formação da GNR da Figueira da Foz, realizaram na sexta-feira, dia 21 de outubro, a cerimónia do Juramento de Bandeira perante o Estandarte Nacional, no Pavilhão Multiusos da Carapinheira, no concelho de Montemor-o-Velho. O momento solene do 50.º Curso de Formação de Guardas contou com a presença de muito público, entidades civis e militares.

O ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, presidiu a cerimónia e transmitiu uma palavra de estímulo aos militares da GNR para que continuem a sua missão em “assegurar a legalidade democrática, garantir a segurança interna e os direitos dos cidadãos e colaborar na execução da política de defesa nacional nos termos da Constituição e da Lei”.
Durante a sua intervenção, o governante aludiu ainda, entre outros, ao reforço de investimento para as forças de segurança até 2026 e à melhoria das condições de trabalho.

Com palavras de agradecimento ao Município de Montemor-o-Velho e à Junta de Freguesia da Carapinheira na colaboração da organização da cerimónia de Juramento de Bandeira, o Tenente-Coronel João Caleiras, Comandante do Centro de Formação da Figueira da Foz, em Suplência, e o Tenente-General Rui Clero, Comandante-Geral da GNR, exortaram os Guardas-provisórios a cumprirem a sua missão com dedicação e lembraram que tem início mais uma etapa de muito trabalho e aprendizagem contínua.

À margem da cerimónia, a vereadora da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Diana Andrade, na companhia do vereador Décio Matias e do presidente da Junta de Freguesia da Carapinheira, Victor Monteiro, referiu: “Este momento solene é muito importante para a vida dos novos Guardas-provisórios e das suas famílias, mas é também uma cerimónia que acolhemos no nosso concelho com muito orgulho”.

Recorda-se que se encontram a frequentar o 50.º Curso de Formação de Guardas um total de 222 Guardas-provisórios.