“Castelo Sente” Turismo, artesanato, história e economia local

O Castelo de Montemor-o-Velho, em julho, volta a proporcionar momentos de descoberta e, por isso, convida os visitantes e turistas a ficarem a saber mais sobre o turismo, o artesanato, a história e a economia local.

“Escapadinha de 2 dias” é o tema da exposição ao ar livre que vai desvendar alguns dos pontos de visita obrigatória do Concelho, propondo um percurso de visitação inesquecível.

No Posto Municipal de Turismo, a funcionar no horário de funcionamento do Castelo, Marlene Cavaco (Golden Wheat) é a artesã do mês e apresenta os seus sabonetes biológicos e artesanais.

O mercado de produtos endógenos desvenda as artes e ofícios tradicionais e conta com a participação do Baú da Ana – Ana Laranjeiro (tecidos, aplicações e bordados), das Bolachinhas da Foz – Graça Cavaleiro (Bolachas artesanais e compotas), da Golden Wheat – Marlene Cavaco (Sabonetes artesanais e biológicos), da Magia dos Pontinhos – Margarida Fernandes (tecelagem e bordados) e do Artesanato José Oliveira (trabalhos em madeira).

Na Igreja de Santo António, junto ao Castelo, vão estar patentes as exposições “Homens e Mulheres de Montemor-o-Velho”, a partir de 8 de julho, e “Artistas Carpinteiros”, a partir de 11 de julho.

Integrado no percurso de visitação do Castelo, os/as visitantes vão poder ficar a saber mais sobre 20 notáveis montemorenses e apreciar uma retrospetiva de elementos cenográficos e máquinas de cena construídas na Carpintaria Municipal para espetáculos que decorreram em Montemor-o-Velho nas duas últimas décadas.

Nos dias 29 e 30 de julho, das 10h às 13h e das 15h00 às 18h00, as “Viagens no Nosso Comboio Turístico” estão de regresso e convidam à (re)descoberta das paisagens e do património de Montemor-o-Velho. O embarque é feito junto ao Convento de Nossa Senhora dos Anjos.

Recorda-se que todas as atividades e propostas culturais são gratuitas e integram o “Castelo Sente”, programação cultural regular promovida pelo Município de Montemor-o-Velho.

O Castelo de Montemor-o-Velho está aberto de terça a domingo, entre as 10h e as 18h30.

A entrada é livre.