Masterclass de Sopros e Percussão ensaia com Sérgio Godinho

Em Montemor-o-Velho, o programa comemorativo dos 50 anos do 25 de abril de 1974 começou como a Revolução dos Cravos: com música!
Sérgio Godinho vai ter uma participação especial no concerto Abril 50 que está a ser desenvolvido pelo Município de Montemor-o-Velho e, no dia 28 de março, o cantor realizou o primeiro ensaio com os 78 jovens músicos do concelho que estão a participar na Masterclass de Sopros e Percussão.

Os/as participantes viveram o momento de forma especial e com “um brilhozinho nos olhos”, um dos temas que vai integrar o concerto que se vai realizar no dia 4 de maio, no Castelo de Montemor-o-Velho, encerrando o vasto programa comemorativo no concelho.

"O encontro do talento de Sérgio Godinho com a energia criativa dos jovens do concelho foi um momento muito especial que, desde os primeiros acordes, deixa antever um momento cultural inesquecível", referiu o presidente da Assembleia Municipal de Montemor-o-Velho, Fernando Ramos, no decorrer do ensaio que juntou o cantor e os músicos concelhios.
Na companhia dos membros da Comissão Permanente da Assembleia Municipal e da Vereadora Diana Andrade, Fernando Ramos, avançou: "Este momento marca o início oficial das comemorações do 25 de Abril no concelho. Vamos celebrar com arte, cultura, desporto e muito talento, numa festa que pretende ser celebrada com todos em todo o território".

As ações que celebram os 50 anos da Revolução de Abril são desenvolvidas em estreita colaboração entre a Assembleia Municipal e a Câmara Municipal, e pretendem envolver todo o concelho, contando com a colaboração das Freguesias e Uniões de Freguesias e do tecido associativo do concelho.

Para além dos momentos mais solenes, como a Sessão Solene da Assembleia Municipal no dia 25, as comemorações do 50º aniversário do 25 de Abril de 1974 em Montemor-o-Velho vão contar com música, desporto, ações educativas e arte.

Este ano, os concertos das centenárias filarmónicas concelhias vão levar música a diversas freguesias do concelho. No dia 20 de abril, a Associação Filarmónica 25 de setembro atua em Tentúgal, na Quinta do Mourão, pelas 21h30. O Pavilhão Multiusos de Liceia vai ser o palco do concerto da Associação Filarmónica 25 de setembro, no dia 21 de abril, pelas 17 horas. A Filarmónica de Instrução e Recreio de Abrunheira atua em casa, no dia 27 de abril, às 21h30. O concerto final fica a cargo da Academia Musical Arazedense, dia 28 de abril, no Centro Cultural do Seixo, pelas 17 horas.

No dia 24 de abril, a Assembleia Municipal vai às escolas EB2/3 de Arazede e Secundária de Montemor-o-Velho falar sobre a importância do 25 de abril também para o poder local democrático e inaugurar um painel de azulejos feito pelos alunos da Escola Secundária de Montemor-o-Velho.

O programa do dia da revolução começa com o hastear da Bandeira ao som do Hino Nacional executado pelos músicos das quatro centenárias filarmónicas concelhias, logo seguido do arranque do Passeio Familiar em Bicicleta, do Circuito das Freguesias em Bicicleta e da V Caminhada pela Liberdade.
A inauguração do Conjunto Escultórico 25 de Abril, no Parque Ribeirinho de Montemor-o-Velho, e a Sessão Solene da Assembleia Municipal com momento musical protagonizado pelo grupo “Arroz aos Molhos” vão marcar o dia em que se celebra a Liberdade.

As comemorações dos 50 anos da revolução dos cravos terminam, em Montemor-o-Velho, no dia 4 de maio, com o concerto Abril 50, no Castelo de Montemor-o-Velho. Este vai um momento de homenagem ao espírito revolucionário que marcou Portugal e, numa fusão de várias artes, teatro, dança, poesia e música, vai contar com a participação especial de Sérgio Godinho, acompanhado pelos músicos da Masterclass e diversos artistas nacionais e locais.

Informação complementar:

Montemor-o-Velho | Programa Comemorativo do 50.º Aniversário do 25 de Abril DE 1974

De 25 a 30 de março | Centro Náutico de Montemor-o-Velho

6.ª Masterclass de Sopros e Percussão do Município de Montemor-o-Velho

De 01 a 30 de abril | Biblioteca Municipal Afonso Duarte

Exposição “Biblioteca Censurada e Documentos Amordaçados pelo Estado Novo”

Concertos a realizar pelas Filarmónicas

20 de abril | 21h30 | Tentúgal| Quinta do Mourão

Associação Filarmónica União Verridense

21 de abril | 17h00 | Liceia | Pavilhão Multiusos Liceia

Associação Filarmónica 25 de Setembro

27 de abril | 21h30 | Abrunheira | Sede da Filarmónica de Instrução e Recreio de Abrunheira

Filarmónica de Instrução e Recreio de Abrunheira

28 de abril | 17h00 | Seixo | Centro Cultural do Seixo

Academia Musical Arazedense

“A Assembleia Municipal vai à Escola” | 24 de abril

10h30 | Escola básica 2/3 de Arazede, com momentos alusivos à efeméride a cargo dos “Seniores em Movimento”, grupo de Arazede.

14h40 | Escola Secundária de Montemor-o-Velho

15h00 | Envolvente do Convento da Nossa Senhora dos Anjos

Inauguração do Painel de Azulejos, alusivo à efeméride, pelos alunos da Escola Secundária de Montemor-o-Velho

25 de Abril | Montemor-o-Velho

10h00 | Praça da República

Hastear da Bandeira ao Som do Hino Nacional executado por músicos das 4 Centenárias Filarmónicas Concelhias

10h10 | Praça da República

V Caminhada pela Liberdade

IV Circuito das Freguesias em Bicicleta

Passeio Familiar em Bicicleta

11h45 | Parque Ribeirinho da Vila de Montemor-o-Velho

Inauguração do Conjunto Escultório 25 de Abril com Momento de Dança

13h00 | Centro de Alto Rendimento de Montemor-o-Velho

Almoço de Convívio

16h00 | Paços do Município

Sessão Solene da Assembleia Municipal de Comemoração do 50.º Aniversário do 25 de Abril de 1974 com momento musical alusivo à efeméride a cargo do Grupo “Arroz aos Molhos”.

04 de maio | 21h30 | Castelo de Montemor-o-Velho

Concerto Abril 50 | Orquestra Masterclass 2024 com Sérgio Godinho e outros artistas