Filarmónicas do concelho abrilhantam comemorações do 25 de abril

A liberdade de abril vai sentir-se em concertos promovidos pelas centenárias filarmónicas do concelho que, através da música, prometem tornar ainda mais memoráveis as comemorações dos 50 anos do 25 de abril em Montemor-o-Velho.

Nesse sentido, estão previstos 4 espetáculos em 4 freguesias que vão juntar o talento dos músicos concelhios à emoção e simbolismo de uma das datas mais marcantes da história nacional. O primeiro concerto é já no próximo sábado, dia 20 de abril e será protagonizado pela Associação Filarmónica União Verridense, que atua em Tentúgal, na Quinta do Mourão, pelas 21h30. O Pavilhão Multiusos de Liceia vai ser o palco do concerto da Associação Filarmónica 25 de setembro, no dia 21 de abril, pelas 17 horas. A Filarmónica de Instrução e Recreio de Abrunheira atua em casa, no dia 27 de abril, às 21h30, sendo que o concerto final fica a cargo da Academia Musical Arazedense, dia 28 de abril, no Centro Cultural do Seixo, pelas 17 horas.

As ações que celebram os 50 anos da revolução dos cravos são desenvolvidas em estreita colaboração entre a Assembleia Municipal e a Câmara Municipal, e pretendem envolver todo o concelho, contando com a colaboração das Freguesias e Uniões de Freguesias e do tecido associativo do concelho.

Para além da Sessão Solene da Assembleia Municipal, que se realiza no dia 25, as comemorações vão contar com música, desporto, ações educativas e arte.

Em Montemor-o-Velho, o programa evocativo desta efeméride termina apenas no dia 4 de maio, com o concerto Abril 50, no Castelo de Montemor-o-Velho. Este vai ser um momento de homenagem ao espírito revolucionário que marcou Portugal e, numa fusão de várias artes, teatro, dança, poesia e música, vai contar com a participação especial de Sérgio Godinho, acompanhado pelos músicos da Masterclass e diversos artistas nacionais e locais.