AFUV com atuação memorável no 1º concerto das comemorações do 25 abril

Com uma atuação absolutamente memorável, a Associação Filarmónica União Verridense (AFUV) deu início, no dia 20 de abril, a um conjunto de quatro concertos protagonizados pelas centenárias filarmónicas concelhias, no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de abril em Montemor-o-Velho.

Na ocasião, o presidente da Assembleia Municipal de Montemor-o-Velho, Fernando Ramos, acompanhado pelo vice-presidente da Câmara Municipal, Décio Matias, e de membros da Assembleia Municipal e de Juntas e Uniões de Freguesia, destacou a “importância da música na revolução do 25 de abril”, que os executantes da AFUV “souberam homenagear e valorizar de forma sublime”. Partindo do exemplo de dois jovens instrumentistas da Filarmónica União Verridense, Fernando Ramos destacou ainda que “a crescente e expressiva presença de mulheres nos grupos musicais e noutros setores da sociedade é um admirável reflexo da mudança de paradigma que abril nos trouxe”.

Um dos momentos mais marcantes do concerto dirigido pelo maestro Paulo Alexandre da Silva foi a interpretação da seleção temática “Liberdade”, com arranjo de Afonso Alves, composta por temas icónicos relacionados com a revolução dos cravos.

Fundada a 13 de junho de 1808, a AFUV é uma das filarmónicas mais antigas de Portugal, mantendo-se desde a sua fundação sem interrupções de atividade.

Próximos concertos das filarmónicas no âmbito do programa comemorativo do 25 de abril em Montemor-o-Velho:

- 27 de abril | 21h30 | Abrunheira | Sede da Filarmónica de Instrução e Recreio de Abrunheira

Filarmónica de Instrução e Recreio de Abrunheira

- 28 de abril | 17h00 | Seixo | Centro Cultural do Seixo