EPDRBM assinala 25 de abril com “O Túnel do Tempo” no Mercado Municipal

A Escola Profissional e de Desenvolvimento Rural do Baixo Mondego (EPDRBM) inaugurou, ontem, dia 22 de abril, “O Túnel do Tempo”, um evento comemorativo dos 50 anos do 25 de abril, que a partir de uma exposição com o mesmo nome contempla também momentos de música, poesia e dança, a decorrer no Mercado Municipal.

Na sessão de abertura, Décio Matias, vice-presidente da Câmara Municipal e presidente da direção da Associação Diogo de Azambuja (ADA), acompanhado pelo diretor-geral da ADA, Joaquim Carraco, e por Isabel Garcia, diretora pedagógica da EPDRBM, expressou a sua “alegria” por “verificar que os alunos continuam a valorizar a importância do 25 de abril e que, com esta iniciativa, transmitem à comunidade educativa e a toda a população uma mensagem fundamental: nunca é demais preservar e promover o princípio da liberdade e lutar pela salvaguarda dos nossos direitos fundamentais”.

Para além da celebração do Dia da Liberdade, o evento, organizado por 6 turmas e professores da Escola Profissional, tem como objetivo sensibilizar os jovens para as diferenças que a sociedade portuguesa sofreu ao longo dos 50 anos subsequentes à revolução de abril. Assim, na exposição “O Túnel do Tempo”, através de materiais gráficos e vídeos de entrevistas elaborados por alunos/as, são destacadas as principais mudanças ao nível da educação, da cultura, da economia, da comunicação social e do mercado de trabalho.

A par dos discursos institucionais, a abertura do evento ficou marcada por um momento musical interpretado por vários elementos da Comunidade Escolar, assim como pelas intervenções de Fernando Capinha, José Vieira e Horácia Pedrosa, três convidados/as que testemunharam a revolução dos cravos, exprimindo aos/às jovens e ao público presente o que significou e continua a significar esse dia.

O evento “O Túnel do Tempo” conta com o apoio da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho e da Santa Casa da Misericórdia de Montemor-o-Velho.

Programa da iniciativa (23 e 24 de abril):

23 abril
9h30 – Abertura da Exposição
15h00 – Momento Musical com Custódio Monteiro / Declamação de Poemas com Carlos Cunha
17h00 – Encerramento da Exposição

24 de abril
9h30 – Abertura da Exposição
14h30 – Dança “ABRIL”
15h30 – Momento musical com Sara Travassos e Tiago Cordeiro / Poemas de Afonso Duarte
17h00 – Encerramento da Exposição.

*Fotografias gentilmente pela EPDRBM