Mais de 200 participantes à descoberta dos Perrés na Portela

A manhã de domingo, dia 2 de abril, na Portela, na freguesia de Tentúgal, foi bastante animada com a Caminhada – Trilho dos Perrés. O momento desportivo e cultural foi organizado pela Comissão de Festas em Honra de Nossa Senhora da Conceição 2023 e reuniu mais de 200 participantes.

A adjunta do Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Célia Craveiro, marcou presença na iniciativa e, ao destacar “a grande adesão na caminhada e no trail”, referiu: “estão de parabéns os festeiro de 2023 por prepararem um evento diferenciador que  convida à descoberta da Natureza e que, ao mesmo tempo, proporciona uma viagem pela cultura das localidades da freguesia de Tentúgal - Portela , Ribeira dos Moinhos e Morraçã”.

A Caminhada – Trilho dos Perrés começou e terminou no Grupo Cénico e Amador da Portela e desvendou alguns dos perrés – termo originário do Francês e que descreve a construção de pequenas barragens (em pedra ou alvenaria) para reter a água das valas em vários patamares, de modo a armazenar água para os períodos mais secos.

Depois da caminhada (12km) e do trail, sem cariz de competição (15km), o convívio continuou com o almoço de convívio e uma tarde de confraternização, não faltando a realização de jogos tradicionais.