Itens filtrados por data: sexta, 30 setembro 2022
sexta, 30 setembro 2022 17:28

Festa Nossa Senhora do Monte

 
30 de setembro a 2 de outubro
Pereira
Publicado em Agenda Cultural
30 setembro | 21h30 | Castelo de Montemor-o-Velho
 
Castelo da Improesia
Visita guiada noturna
 
Diogo Carvalho (voz)
Pedro Ferreira (piano)
 
O Castelo da Improesia assinala as comemorações municipais do Dia Mundial do Turismo e está integrado na programação de animação cultural regular promovida pelo Município de Montemor-o-Velho, Castelo Sente.
 
Face à elevada procura e por forma a garantir a melhor experiência de visitação durante a ação “Castelo da Improesia", informa-se que as inscrições se encontram encerradas.
 
 
 
 
 
Publicado em Agenda Cultural

O Município de Montemor-o-Velho adquiriu uma viatura para recolha de seletiva de resíduos verdes, num investimento de cerca de 95 mil euros, comparticipado em 75% por fundos comunitários, no âmbito da candidatura ao Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), "Montemor-o-Velho e Biorresíduos".

A nova viatura, equipada com grua e pinça, vai permitir recolher os resíduos verdes urbanos provenientes das limpezas e manutenções de jardins, reduzindo a sua incorreta colocação nos contentores de lixo e contribuindo para a reutilização e reciclagem de resíduos biodegradáveis.
Com o serviço de recolha seletiva de resíduos verdes do Município de Montemor-o-Velho, os Munícipes podem reciclar os resíduos verdes que produzem nos jardins, como aparas, troncos, ramos, relvas e ervas, encaminhando-os gratuitamente, mediante requerimento disponível em www.cm-montemorvelho.pt ou contacto telefónico através do 239 687 300.


Recorde-se que a candidatura do Município de Montemor-o-Velho “Montemor-o-Velho e os Biorresíduos” foi aprovada no âmbito do POSEUR, representando um investimento municipal de 660 mil euros, cofinanciado a 75% por aquele programa comunitário.
Com esta operação, o Município pretende dotar todo o concelho de Montemor-o-Velho de um serviço de recolha seletiva de Biorresíduos, com vista à valorização dos resíduos alimentares e dos resíduos verdes, assumindo abordagens diferenciadas em função da área a servir, dos produtores de resíduos e das tipologias de resíduos a recolher.

Para além de aproveitar o enorme potencial de valorização dos resíduos alimentares, que constituem uma parte muito significativa dos resíduos urbanos, representando cerca de 40% de todos os resíduos urbanos recolhidos no concelho, o projeto aprovado pretende ainda dar cumprimento à obrigatoriedade de implementação da recolha seletiva de Biorresíduos até ao final de 2023.
De sublinhar que os novos documentos de referência - como o PERSU (Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos) 2020+, o Pacote dos Resíduos ou a Diretiva dos Plásticos - introduzem metas acrescidas para a gestão dos Biorresíduos.
Paralelamente, a operação "Montemor-o-Velho e os Biorresíduos" pretende ainda desenvolver ações de educação ambiental e de sensibilização para a necessidade de recolher seletivamente os Biorresíduos e de os valorizar.

Esta é mais uma ação desenvolvida pelo Município de Montemor-o-Velho em prol da proteção, sustentabilidade e valorização ambiental do concelho, que reconhece os resíduos como um recurso, que deve ser valorizado e reutilizado, garantindo uma maior eficiência e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida de todos os munícipes.



Informações complementares:
A operação "Montemor-o-Velho e os Biorresíduos" visa dotar todo o concelho de um serviço de recolha seletiva de Biorresíduos, que serão posteriormente encaminhados para valorização.
A Operação integra a estratégia de longo prazo do Município de Montemor-o-Velho para o setor dos resíduos e contribui para um conjunto vasto de objetivos, sendo de destacar:
- Dotar todo o concelho de um serviço de recolha seletiva de BIORRESÍDUOS;
- Assegurar a valorização dos BIORRESÍDUOS recolhidos seletivamente no concelho;
- Otimizar o funcionamento das instalações de valorização de BIORRESÍDUOS (compostagem) da ERSUC;
- Educar e sensibilizar a população e restantes partes interessadas para a necessidade de recolher seletivamente os BIORRESÍDUOS e de os valorizar;
- Criar condições para que o Município possa cumprir a obrigatoriedade de recolher seletivamente os BIORRESÍDUOS até 31/12/2023;
- Contribuir para as metas nacionais e regionais no âmbito da gestão de resíduos, definidas no PERSU 2020 e no PERSU 2020+, com particular destaque para as metas de preparação para reutilização e reciclagem e de deposição de RUB;
- Contribuir para as metas definidas no Pacote de Resíduos, nomeadamente, na Diretiva (UE) 2018/851, com particular destaque para as metas de recolha seletiva e reciclagem de BIORRESÍDUOS.

Publicado em Notícias

Saber...