Ereira: ações de limpeza marcam nova fase de recuperação

Ereira: ações de limpeza marcam nova fase de recuperação

Depois da água, o trabalho continua. Com a descida das águas, começa uma nova fase. Agora é tempo de limpar, recuperar, reconstruir e devolver a normalidade às nossas comunidades. Hoje, na Ereira - localidade que ainda continua isolada, sem acessos para veículos ligeiros -, os serviços municipais, as forças de proteção civil, os bombeiros, a Cruz Vermelha Portuguesa, os escuteiros das Meãs e diversos voluntários uniram esforços e montaram uma ação de limpeza. Munidos de botas de borracha, alfaias, máquinas e, acima de tudo, uma grande vontade de ajudar, estão a remover os detritos acumulados, a desobstruir espaços e ruas…
Atualização | Monitorização do Vale do Mondego - 17 de fevereiro

Atualização | Monitorização do Vale do Mondego - 17 de fevereiro

O nível das águas continua, felizmente, a baixar no Vale do Mondego, confirmando a tendência de estabilização dos últimos dias. Na Ereira, a descida é já visível e consistente. No entanto, mantém-se o isolamento que dura há vários dias, situação que continua a merecer acompanhamento permanente. Em Montemor-o-Velho, as águas não estão a escoar com a mesma rapidez, persistindo ainda algumas zonas alagadas. A expectativa, contudo, é de descida progressiva nos próximos dias. Já se encontram a decorrer ações de limpeza na Ereira, com vista a acelerar a recuperação e o regresso à normalidade. Num esforço conjunto, as equipas municipais,…
Reabertura progressiva das estradas | Circule com precaução acrescida

Reabertura progressiva das estradas | Circule com precaução acrescida

Os recentes alagamentos e o aumento significativo de circulação em vias secundárias provocaram um agravamento do estado de algumas estradas do concelho, verificando-se o aparecimento de buracos, fissuras, abatimentos e outras anomalias no pavimento. Com a reabertura progressiva das vias e o regresso gradual à normalidade, é fundamental manter a prudência na condução. Apelamos à máxima atenção: • Reduza a velocidade e adeque a condução às condições da via. • Esteja atento a buracos, fissuras e possíveis abatimentos do pavimento. • Redobre os cuidados junto às bermas, onde poderá existir solo instável ou acumulação de água. • Tenha atenção a…
Montemor-o-Velho recebeu António José Seguro em visita às zonas afetadas pelas cheias

Montemor-o-Velho recebeu António José Seguro em visita às zonas afetadas pelas cheias

António José Seguro esteve hoje no concelho de Montemor-o-Velho para acompanhar no terreno a situação provocada pelas cheias e manifestar apoio às populações afetadas. Na visita a Pereira, Santo Varão (Ponte da Formoselha), Abrunheira, Verride e Vila Nova da Barca (Marujal), Ereira e Montemor-o-Velho (Casal Novo do Rio), o Presidente da República eleito pôde observar de perto a dimensão do impacto no território. Ao longo do percurso, António José Seguro e José Veríssimo contactaram diretamente com a população, ouviram testemunhos, acompanharam a realidade vivida nas diferentes freguesias e recolheram informação considerada fundamental para avaliar os desafios que se colocam na…
Atualização | Monitorização do Vale do Mondego - 16 de fevereiro

Atualização | Monitorização do Vale do Mondego - 16 de fevereiro

As águas baixaram visivelmente no Vale do Mondego, permitindo já a reabertura de algumas importantes vias de comunicação, nomeadamente a ex-EN111 e a estrada de ligação entre Formoselha e Granja do Ulmeiro. Contudo, mantém-se ainda uma grande concentração de água no vale, persistindo vários condicionamentos e constrangimentos à circulação. ? Situação hidrológica O caudal no açude-ponte situa-se atualmente nos 685 m³/s; A Barragem da Aguieira encontra-se em descida, nos 84% da sua capacidade. ? Apesar das melhorias registadas, a circulação no concelho continua muito condicionada. Importa esclarecer que, de acordo com a informação que dispomos até ao momento, a A14…

Saber...