Município mantém acompanhamento permanente nas zonas de risco de cheia no concelho

Município mantém acompanhamento permanente nas zonas de risco de cheia no concelho

O Município de Montemor-o-Velho, através dos seus serviços municipais e em articulação com a Proteção Civil, Bombeiros e GNR, encontra-se a acompanhar de forma permanente as zonas historicamente mais vulneráveis ao risco de cheias, nomeadamente nas freguesias da Ereira, Pereira e Santo Varão. As equipas estão no terreno a monitorizar a situação, a manter contacto direto com a população e a assegurar a adoção das medidas de autoproteção e de prevenção, em função da evolução dos níveis da água. O Município sublinha que este acompanhamento é contínuo e que todas as ações estão a ser desenvolvidas em estreita coordenação entre…
Risco Elevado de Cheia - saiba o que deve fazer

Risco Elevado de Cheia - saiba o que deve fazer

Com o agravamento do estado do tempo previsto para a próxima semana, com chuva intensa e persistente, aumenta também o risco de cheia no Baixo Mondego. É, por isso, hora de se prevenir para garantir a sua segurança, dos seus familiares, dos bens e animais! A sua segurança começa na prevenção. Proteja-se. Pede-se a todos os munícipes que evitem deslocações pelo concelho, principalmente nos locais historicamente mais vulneráveis a alagamentos e inundações rápidas. Em caso de necessidade, consultem primeiro o mapa das vias condicionadas ao trânsito do concelho de Montemor-o-Velho, disponível em https://bit.ly/vias_condicionadas, adotem uma condução defensiva, não passando por…
Município reforça ações de sensibilização junto das populações em risco

Município reforça ações de sensibilização junto das populações em risco

Continuamos na rua, junto das populações mais afetadas pela subida das águas, a alertar e a sensibilizar para os cuidados a ter nesta fase de risco elevado. Planeamento, preparação e informação clara. Prevenção em primeiro lugar. 1 de fevereiro de 2026
Monitorização do Vale do Mondego (1 de fevereiro)

Monitorização do Vale do Mondego (1 de fevereiro)

O Município de Montemor-o-Velho continua a acompanhar, em permanência, a evolução da situação no Vale do Mondego, em estreita articulação com todas as entidades competentes.Atualmente, estão a ser descarregados cerca de 1.600 m³ de água por segundo no açude-ponte, no âmbito de uma gestão controlada dos caudais, com o objetivo de baixar o nível da Barragem da Aguieira e criar capacidade de encaixe para os picos de precipitação previstos para os próximos dias.Os descarregadores estão a encaminhar água para os campos do Vale do Mondego, cumprindo a função para a qual foram concebidos. Esta subida das águas, já bem visível…
Monitorização do Vale do Mondego (31 de janeiro)

Monitorização do Vale do Mondego (31 de janeiro)

O Município de Montemor-o-Velho mantém um acompanhamento contínuo da evolução dos níveis de água no Vale do Mondego, em estreita articulação com as entidades competentes.A situação permanece estável e controlada, registando-se no açude níveis de passagem de água na ordem dos 1500m3/s. A subida da água no Vale do Mondego, em particular nos campos, está a ser efetuada de forma planeada e preventiva, no âmbito da gestão dos caudais, com vista à salvaguarda de pessoas e bens. Vias condicionadasMantêm-se cortes em várias vias do concelho devido a alagamentos. A variante do Centro Náutico e o acesso a Formoselha, que ainda…

Saber...