Suspensão temporária de portagens na A14, conforme defendido pelo Município de Montemor-o-Velho

Suspensão temporária de portagens na A14, conforme defendido pelo Município de Montemor-o-Velho

No seguimento do pedido apresentado pelo presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, José Veríssimo, o Governo decidiu suspender temporariamente o pagamento de portagens na A14, entre Santa Eulália e o nó de Ançã, como medida de mitigação dos impactos provocados pela passagem da depressão Kristin e da subida do nível das águas do Mondego, que está a afetar as vias de comunicação no território. A suspensão entra em vigor a partir da meia-noite de quarta-feira (dia 4 de fevereiro) e terá a duração prevista de oito dias, visando minimizar os constrangimentos à mobilidade, apoiar a população e facilitar a circulação…
Atualização | Vias condicionadas – A14 [3 de fevereiro 2026, 8h54]

Atualização | Vias condicionadas – A14 [3 de fevereiro 2026, 8h54]

Está cortado o troço da A14 entre Montemor-o-Velho e a Figueira da Foz, devido a alagamento.Sentido Coimbra → Figueira da Foz: corte entre o nó de Montemor-o-Velho e o nó de ligação à A17.Sentido Figueira da Foz → Coimbra: corte entre o nó da A17 e o nó de Maiorca (Santa Eulália).A circulação deverá ser efetuada por Quinhendros - Santo Amaro da Boiça - Maiorca, e vice-versa.Também a EN 347 se encontra encerrada desde o final de tarde de ontem, no troço entre Montemor-o-Velho e Alfarelos. Consulte o mapa das vias condicionadas, em atualização permanente, e planeie o seu percurso…
Atualização | Monitorização do Vale do Mondego

Atualização | Monitorização do Vale do Mondego

Continuamos a acompanhar em permanência a evolução da situação no Vale do Mondego, em articulação com as entidades competentes. Até ao momento, não se registam alterações significativas face ao ponto de situação de ontem. Apesar de se verificar uma descida dos níveis de água no leito do rio e no periférico, o Vale do Mondego, em particular na zona da Ereira, a água continua a subir. Neste momento, estão a passar cerca de 1.000 m³/s no açude-ponte, no âmbito da gestão controlada dos caudais que tem sido feita. Vias condicionadas Reforça-se a informação já divulgada: O acesso à A14, no…
Presidente da Câmara reúne com comandante da Brigada de Intervenção Terrestre devido ao risco de cheias

Presidente da Câmara reúne com comandante da Brigada de Intervenção Terrestre devido ao risco de cheias

O presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, José Veríssimo, recebeu, no dia 2 de fevereiro, nos Paços do Concelho, o comandante da Brigada de Intervenção Terrestre (BrigInt), brigadeiro-general Pedro Miguel do Vale Cruz. O encontro contou igualmente com a presença do vereador Vasco Martins, de elementos do gabinete de apoio à presidência e da Proteção Civil Municipal, tendo como objetivo fazer o ponto de situação da evolução do risco de cheias no território e continuar a avaliar os seus impactos. Durante a reunião, o comandante da Brigada de Intervenção Terrestre manifestou total disponibilidade das Forças Armadas para prestar apoio ao…
Prevenção é prioridade face ao risco de cheia no Baixo Mondego

Prevenção é prioridade face ao risco de cheia no Baixo Mondego

Perante o risco acrescido de cheias no Baixo Mondego, as autoridades de Proteção Civil reforçam a mensagem de prevenção, preparação e serenidade, sublinhando que estão mobilizados todos os meios necessários para garantir a segurança das populações. Após uma reunião em Montemor-o-Velho, que juntou à mesma mesa os Presidentes das Câmaras Municipais de Montemor-o-Velho, Soure e Coimbra, o Comandante Sub-Regional da Proteção Civil, os Presidentes de Junta do concelho, as forças da proteção civil, segurança social, saúde e as associações de agricultores da região, e onde José Veríssimo destacou a necessidade de união, serenidade, resiliência e prevenção para nos prepararmos para…

Saber...