Com a precipitação, a situação no Vale do Mondego tenderá a agravar-se, mantendo-se o concelho, em particular a margem esquerda, em vigilância absoluta. Registam-se já situações pontuais de entrada de água em algumas habitações, em diferentes freguesias, estando estas ocorrências a ser acompanhadas no terreno. Verifica-se uma saturação muito elevada dos solos, resultante da chuva acumulada, o que aumenta o risco de instabilidade de taludes e de novas ocorrências, como deslizamentos de terras, com impacto direto nas vias de comunicação. Situação atual O caudal do rio no açude-ponte encontra-se atualmente em cerca de 1.350 m³/s; Mantém-se uma elevada concentração de…
A estrada N111, em frente aos semáforos das Meãs do Campo, bem como a rua professora Natália Cerveira (em frente à escola) e a rua Manuel Jardim estão cortadas à circulação rodoviária por motivos de segurança, devido a uma derrocada. Encerramento de estabelecimento de ensino Por motivos de segurança, a escola das Meãs encontra-se encerrada. Os serviços de transporte público, em particular as linhas 221 e 220, encontram-se muito condicionados, podendo registar-se atrasos significativos. Antes de sair de casa, consulte o mapa das vias condicionadas, em atualização permanente, e planeie o seu percurso em segurança: https://bit.ly/vias_condicionadas Apela-se à prudência, ao…
O Município de Montemor-o-Velho, através dos seus serviços municipais e em articulação com a Proteção Civil, Bombeiros e GNR, encontra-se a acompanhar de forma permanente as zonas historicamente mais vulneráveis ao risco de cheias, nomeadamente nas freguesias da Ereira, Pereira e Santo Varão, e na União de Freguesias de Montemor-o-Velho e Gatões. As equipas estão no terreno a monitorizar a situação, a manter contacto direto com a população e a assegurar a adoção das medidas de autoproteção e de prevenção, em função da evolução dos níveis da água. O Município sublinha que este acompanhamento é contínuo e que todas as…
Com o agravamento do estado do tempo previsto para a próxima semana, com chuva intensa e persistente, aumenta também o risco de cheia no Baixo Mondego. É, por isso, hora de se prevenir para garantir a sua segurança, dos seus familiares, dos bens e animais! A sua segurança começa na prevenção. Proteja-se. Pede-se a todos os munícipes que evitem deslocações pelo concelho, principalmente nos locais historicamente mais vulneráveis a alagamentos e inundações rápidas. Em caso de necessidade, consultem primeiro o mapa das vias condicionadas ao trânsito do concelho de Montemor-o-Velho, disponível em https://bit.ly/vias_condicionadas, adotem uma condução defensiva, não passando por…
Continuamos na rua, junto das populações mais afetadas pela subida das águas, a alertar e a sensibilizar para os cuidados a ter nesta fase de risco elevado. Planeamento, preparação e informação clara. Prevenção em primeiro lugar. 1 de fevereiro de 2026