Esta quarta-feira, dia 9 de agosto, no Salão Nobre dos Paços do Município de Montemor-o-Velho, foi assinado o auto de consignação da obra “Polo Logístico e Industrial de Arazede - Construção de Infraestruturas (Ampliação - Conclusão da 1ª Fase)” – Fase 1 Parte C.

Com um prazo de execução de 120 dias, a intervenção, a cargo da empresa Contec – Construção e Engenharia, S.A., representa um investimento municipal de cerca de 760 mil euros e vai permitir a construção de mais 8 lotes, aumentando a área do Parque Logístico e Industrial de Arazede (PLIA) em cerca de 3,67ha (o equivalente a quase quatro campos de futebol de 11), para um total de 23,24ha e 42 lotes.

No momento, o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, destacou as potencialidades e o interesse que as áreas de acolhimento empresarial do concelho estão a receber e reforçou: “Estamos a trabalhar para criar melhores condições para o crescimento, fixação e fortalecimento de novos investimentos para o concelho de Montemor-o-Velho, numa estratégia de desenvolvimento sustentado que possibilite uma maior dinamização económica e social”.

Para o edil montemorense, o financiamento comunitário desta obra que vai possibilitar a ampliação do PLIA representa o reconhecimento de que “Montemor-o-Velho executa bem os projetos”.

Na companhia dos vereadores José Veríssimo e Décio Matias e de dirigentes municipais, Emílio Torrão deixou um apelo à empresa para que “a obra seja executada rapidamente” por forma a serem cumpridos os prazos.

A obra vai contemplar a ampliação das redes viárias, de drenagem de águas residuais doméstica e pluviais, de gás, de infraestrutura elétrica e de telecomunicações, bem como a regularização de linha de água.

Esta empreitada integra a candidatura “Polo Logístico e Industrial de Arazede - Construção de Infraestruturas (Ampliação - Conclusão da 1ª Fase)” (CENTRO-02-0853-FEDER-000925) que tem um custo elegível de 853.043,10€, sendo cofinanciado pelo Programa Operacional Regional do Centro, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional - eixo prioritário Competitividade e internacionalização da economia regional (COMPETIR) -, com um apoio de cerca de 726 mil euros.

“Hoje é um dia muito emocionante", começou por afirmar Emílio Torrão, na manhã de 21 de abril, na inauguração da Sala de Aula do Futuro, localizada nas Piscinas Municipais de Montemor-o-Velho. 
Para o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, “a imaginação não tem limites nesta Sala de Aula do Futuro”, pois “neste projeto, que surge com a intenção de dar, sobretudo às gerações mais jovens, a oportunidade de contactar com a tecnologia”, "podemos fazer o que quisermos”.
 
Na companhia dos vereadores do Executivo, dos dirigentes municipais, do diretor do agrupamento de escolas de Montemor-o-Velho, de professores e alunos, o edil montemorense mostrou-se confiante de que “as potencialidades do projeto” vão contribuir “para mudar muitas coisas em Montemor”, nomeadamente as possibilidades criativas colocadas ao serviço das gerações mais jovens com a robótica, a programação, o pensamento computacional ou com os equipamentos multimédia.
 
Dirigindo-se aos alunos e alunas que tiveram a oportunidade de utilizar, pela primeira vez, a Sala de Aula do Futuro, Emílio Torrão frisou: “Está nas vossas mãos a possibilidade de ajudarem as pessoas e de construir coisas que podem mudar o futuro. Aproveitem, estudem, aprendam a brincar e divirtam-se muito”.
 
No Dia Mundial da Criatividade e da Inovação, três turmas do 4º ano do Centro Educativo de Montemor-o-Velho deram largas à imaginação e, através do pensamento computacional e das habilidades de maker (aprender através da prática), fizeram um apito na impressora 3D, um pião na impressora a laser e puseram um robot a dançar.
A partir de uma abordagem STEAM e que visa a aprendizagem através da Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática, os alunos e alunas, divididos em grupos, criaram ainda um desenho que foi impresso em tecido, divertiram-se a programar um jogo nos computadores e aprenderam a brincar com robots.
Na hora de deixar a Sala de Aula do Futuro, e com a imaginação a fervilhar, os alunos e alunas foram unânimes a questionar: “Quando regressamos?”
 
Desenhada para ser um espaço dinâmico e inovador, a Sala de Aula do Futuro visa explorar os seis eixos de uma aprendizagem potenciadora das competências do Século XXI, nomeadamente, Criar, Interagir, Apresentar, Investigar, Colaborar e Desenvolver.
Assim, a tecnologia e a metodologia associam-se para fazer a diferença no domínio do sucesso escolar, bem como para contribuir para o desenvolvimento de competências nos domínios da criatividade, inovação e empreendedorismo da comunidade escolar e dos munícipes.
 
A Sala de Aula do Futuro, promovida pelo Município de Montemor-o-Velho, foi desenvolvida no âmbito da ação “Planos integrados e inovadores de combate ao insucesso escolar II” da CIM-Região de Coimbra, cofinanciada pelo Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Social Europeu.

O "1.º Meeting Gerações Empreendedoras", dinamizado pelo projeto iMontemor4G - Programa CLDS 4G, lotou o auditório da Biblioteca Municipal Afonso Duarte, em Montemor-o-Velho. Empreendedorismo, ideias de negócios ou a partilha de experiências de empresários, nas TedTalks, foram algumas de temáticas abordadas, no dia 30 de março.

Ao destacar a presença de “muita juventude” na iniciativa, Célia Craveiro, adjunta do Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, na abertura da sessão e dirigindo-se aos/às jovens estudantes e ao público presente, desejou: "que seja um momento de aprendizagem profícuo e que esta seja uma experiência útil para o vosso futuro e para vos ajudar a ficar mais perto da concretização dos vossos sonhos”.

A sessão iniciou-se com a intervenção de Alexandre Almeida, formador na área do empreendedorismo, seguindo-se a apresentação de algumas ideias de negócio acompanhadas pelo projeto iMontemor4G - Programa CLDS 4G, nas áreas da estética, saúde e digital, tendo terminado com a dinamização de TedTalks, com o testemunho de empresários nas áreas da Agricultura/Agropecuária (Paulo Valente, Casa Valente) e da Informática (Carlos Mendes, Servidor Informática).

Recorda-se que o "1.º Meeting Gerações Empreendedoras", contou com a presença de empreendedores/as adultos/as em situação de desemprego (destinatários/as da atividade 3 - Centro de Produção Local do Baixo Mondego) e das turmas, do 12º ano, dos Cursos Técnico/a de Gestão de Equipamentos Informáticos e Técnico/a Apoio à Gestão Desportiva, do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Velho e, das turmas de 10º ano, dos Cursos de Técnico/a de Multimédia e Técnico/a de Produção Agropecuária, da Escola Profissional de Desenvolvimento Rural do Baixo Mondego (destinatários/as da atividade 6 - Lado a Lado).

O iMontemor4G (Projeto CLDS 4G) é um projeto desenvolvido em parceria alargada, que tem como entidade promotora a Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, como entidade coordenadora a AD ELO - Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego, e como entidades executoras a Associação Fernão Mendes Pinto, a Santa Casa da Misericórdia de Montemor-o-Velho e a Casa do Povo de Arazede.

 

 
Está aberta a 3ª fase de candidatura às Bolsas, no âmbito do projeto Região de Coimbra Empreende+ (RCE+). O período de candidaturas decorre até 15 de fevereiro de 2023.
Os jovens empreendedores qualificados devem candidatar-se em https://www.regiaodecoimbramais.pt/Candidaturas/Bolsa.
Transforma a tua ideia num negócio!
 
O projeto RCE+ é desenvolvido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC) e pelo IPN Incubadora - Associação para o Desenvolvimento de Atividades de Incubação de Ideias e Empresas, e é cofinanciado pelo FSE, no âmbito do PT2020 e do Centro2020.
 
⚠️ Atenção a todos os jovens empreendedores qualificados:
Até 30 de novembro, estão a decorrer as candidaturas ao 2º Programa de Aceleração e à 2ª Fase de Bolsas do projeto Região de Coimbra Empreende+.
Candidata-te em www.regiaodecoimbramais.pt (menu “Candidaturas”) e transforma a tua ideia num negócio!
O projeto RCE+ é desenvolvido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC) e pelo IPN Incubadora - Associação para o Desenvolvimento de Atividades de Incubação de Ideias e Empresas, e é cofinanciado pelo FSE, no âmbito do PT2020 e do Centro2020.

Cerca de uma dezena de empreendedor@s do concelho de Montemor-o-Velho participaram na sessão "Região de Coimbra Empreende+".

Promovida pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC) e pelo IPN Incubadora - Associação para o Desenvolvimento de Atividades de Incubação de Ideias e Empresas, com a colaboração do Município de Montemor-o-Velho, a iniciativa realizada na Biblioteca Municipal Afonso Duarte no dia 16 de novembro, divulgou o programa de aceleração de ideias que procura capacitar os participantes de ferramentas para concretizar ideias de negócios.

 

Fazendo um balanço positivo da primeira sessão do programa, realizada em maio, Andreia Lopes, Diretora Municipal de Controlo Geral do Município de Montemor-o-Velho, avançou que “dos projetos selecionados do concelho, um deles está, atualmente, em desenvolvimento” e salientou que o Executivo Municipal tem reforçado a sua ação no apoio empresarial, incentivando “o empreendedorismo, a tecnologia, a inovação e a criatividade”.

 

Com o objetivo de estimular o empreendedorismo qualificado e criativo na região, a sessão divulgou o programa de aceleração, as bolsas para jovens empreendedor@s ou o concurso regional de empreendedorismo, com a atribuição de incentivos financeiros até aos cinco mil euros.

 

Saiba mais sobre o programa Região de Coimbra Empreende+ em https://www.regiaodecoimbramais.pt

Tem um projeto empreendedor ou uma ideia para criar uma empresa?

Participe na 2ª ronda da sessão de apresentação do projeto "Região de Coimbra Empreende+” no próximo dia 16 de novembro, às 14h30, na Biblioteca Municipal Afonso Duarte, em Montemor-o-Velho.

A participação é gratuita, mas a inscrição de participação deve ser feita até dia 14 de novembro para o email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou pelo nº telefone 239 687 300.

 

Dirigido a empreendedores, desde estudantes do ensino superior, jovens já formados, quadros técnicos e empresariais, centros de incubação ou desempregados, o projeto "Região de Coimbra Empreende+" pretende criar metodologias de estímulo à criatividade e inovação, dinamizar o empreendedorismo na Região de Coimbra, tendo como objetivo a criação de novas empresas.

A iniciativa é promovida pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC) e o IPN Incubadora - Associação para o Desenvolvimento de Atividades de Incubação de Ideias e Empresas e em estreita colaboração com o Município de Montemor-o-Velho.

 

Conheça o Projeto “Empreende +”em www.regiaodecoimbramais.pt

Esta 6ª feira, dia 13 de maio, o Encontro de Empresári@s e Dirigentes do concelho de Montemor-o-Velho foi um espaço de partilha e debate de ideias para os mais de 300 participantes em representação de cerca de 170 empresas, entidades e instituições.

A 4ª edição, subordinada ao tema “Apoios às Empresas & Empreendedorismo | Criação e Crescimento de Empresas e Emprego”, decorreu na Quinta do Outeiro em Tentúgal e foi promovida pelo projeto iMontemor4G (Programa CLDS de 4ª geração).
 
Com palavras de elogio à equipa do projeto CDLS 4G, aos dirigentes e à equipa da autarquia montemorense que atua na área da captação empresarial, o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, desejou que o encontro possibilite “a partilha e o conhecimento entre empresários, permitindo o desenvolvimento da comunidade, da economia e do concelho de Montemor-o-Velho”.
Indo ao encontro das intervenções de Mário Fidalgo, da Ad Elo, e de José Guerra, da Associação Fernão Mendes Pinto, o autarca montemorense, ao sublinhar “que os empresários do concelho são fundamentais para o presente e o futuro da região”, deixou um desafio: “Animem a vossa associação comercial ou criem uma nova. É muito importante terem uma voz para que, de uma forma célere, possam ter um projeto de defesa dos vossos empreendimentos e de promoção da formação profissional para alimentarem as necessidades das vossas empresas”.
Salientando a resiliência do tecido empresarial concelhio, Emílio Torrão, que assume também a presidência da Comunidade Intermunicipal (CIM) Região de Coimbra, sublinhou: “Vocês são um exemplo de empreendedorismo e perseverança. Não desistam e continuem a lutar e a sonhar”.
 
Após a sessão de abertura, Jorge Brito, secretário executivo da CIM Região de Coimbra, Paulo Santos, do Instituto Pedro Nunes, e Adelaide Crespo e Ana Marques, do Centro de Emprego da Figueira da Foz (IEFP, IP), apresentaram aos empresários diversos projetos e ações com vista a apoiar, reforçar e melhorar os seus negócios, sendo, também, uma oportunidade para criar mais emprego e atração de investimento para o território.
 
Durante o jantar, e de forma informal, continuou o reforço da rede de contactos e da criação de sinergias, tendo contado ainda com um momento de descontração e partilha com a participação especial de Francisco Menezes.

Recorda-se que o iMontemor4G (Programa CLDS de 4ª geração) é um projeto desenvolvido em parceria alargada, que tem como entidade promotora a Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, como entidade coordenadora a AD ELO – Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego e como entidades executoras a AFMP, Casa do Povo de Arazede e Santa Casa da Misericórdia de Montemor-o-Velho.

Duas dezenas de empreendedores de Montemor-o-Velho participaram hoje na apresentação do projeto "Região de Coimbra Empreende+", dinamizada pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC) em parceria com o Instituto Pedro Nunes, na Biblioteca Municipal Afonso Duarte.

Na ocasião, o Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, reforçou a importância do programa Região de Coimbra Empreende+, um projeto que pretende incentivar e "capacitar os empreendedores a tornar realidade as suas ideias de negócio nos municípios da CIM-RC", que funciona como "uma rede de conhecimento que irá ajudar a estimular o empreendedorismo qualificado e criativo e a ultrapassar as dificuldades de implementação dos vossos projetos". 
Sublinhando que "o empreendedorismo exige a capacidade de nos reinventarmos diariamente", Emílio Torrão desafiou os empreendedores a inspirarem-se no exemplo de João Ferreira, empresário e fundador da INDUSSTOCK - Equipamentos para a Indústria, Lda., empresa que, desde 2018, está instalada no Parque de Negócios de Montemor-o-Velho e que é reconhecida pela excelência e inovação.

Explicando que "a vontade ter um projeto próprio sempre esteve presente", João Ferreira deixou o seu testemunho enquanto empreendedor e explicou que, "apesar das incertezas, do risco associado e de nem sempre ter sido fácil", "a pouco e pouco a IndusStock foi crescendo e ficando mais autónoma e hoje desenvolve equipamentos e ideias todos os dias". Respondendo às questões dos participantes na sessão, o empresário revelou que a transferência da IndusStock para Montemor-o-Velho se baseou no "apoio e no incentivo que a Câmara Municipal sempre nos deu". "Onde algumas Câmaras arranjam problemas, em Montemor encontram soluções", afirmou.

Depois de um exercício de grupo onde os participantes deram largas à criatividade, esboçando algumas ideias para novos produtos e serviços, foi apresentado o projeto "Região de Coimbra Empreende+".

Recorde-se que o projeto desenvolvido pela CIM-RC e pelo IPN pretende desenvolver, entre 2022 e 2023, um programa de sensibilização e estímulo para o empreendedorismo na Região de Coimbra através de duas ações do programa de aceleração de ideias, a primeira já em maio, para formação, capacitação e mentoria de 50 projetos nos 19 concelhos da CIM-RC.
Estas ações vão decorrer num modelo de aprendizagem misto, com sessões presenciais e webinars que incidirão em temas chave para os potenciais empreendedores, como a planificação de negócio, o marketing ou a operacionalização da produção.

Até 15 de maio, encontra-se a decorrer a fase de candidaturas para o primeiro programa de aceleração de ideias, através do link https://forms.gle/kfDxm14XZwTZs3id9.

A Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC) e o IPN Incubadora - Associação para o Desenvolvimento de Atividades de Incubação de Ideias e Empresas vão estar em Montemor-o-Velho a apresentar o projeto "Região de Coimbra Empreende+", no próximo dia 2 de maio, às 9h30, na Biblioteca Municipal Afonso Duarte.

O roadshow de apresentação e divulgação do programa de estímulo ao empreendedorismo qualificado e criativo que está a percorrer os 19 municípios da CIM-RC é a primeira fase do projeto intermunicipal e visa sensibilizar, capacitar e estimular os empreendedores concelhios.

 

Dirigido a empreendedores, desde estudantes do ensino superior, jovens já formados, quadros técnicos e empresariais, centros de incubação ou desempregados, o projeto "Região de Coimbra Empreende+" pretende criar metodologias de estímulo à criatividade e inovação, dinamizar o empreendedorismo na Região de Coimbra, tendo como objetivo a criação de novas empresas.

 

Se tem um projeto empreendedor ou uma ideia para criar uma empresa, participe na sessão de apresentação do projeto "Região de Coimbra Empreende+” no próximo dia 2 de maio. 

As inscrições para participar no roadshow de apresentação do projeto "Região de Coimbra Empreende+" são gratuitas mas obrigatórias.

Inscreva-se até dia 28 de abril através do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. (com indicação dos dados de identificação e de contacto).

Pág. 1 de 2

Saber...