Heráldica



BANDEIRA - Esquartelada de amarelo e negro. Cordões e borlas de ouro e de negro. Haste e lança douradas.

ARMAS - De púrpura com um castelo de ouro aberto e iluminado de negro. A torre central carregada por uma quina de Portugal antigo. O castelo acompanhado por duas flores de lis, de ouro. Em contra-chefe três faixas ondadas, duas de prata e uma de azul. Coroa mural de prata de quatro torres. Listel branco com os dizeres «Vila de Montemor-o-Velho», de negro.

SELO - Circular, tendo ao centro as peças das armas, sem indicação dos esmaltes. Em volta, dentro de círculos concêntricos, os dizeres «Câmara Municipal de Montemor-o-Velho».



No âmbito da Modernização Administrativa em curso, o Município de Montemor-o-Velho tem vindo a desenvolver um conjunto de projetos e ações tendentes a tornar a atividade e a gestão municipal mais aberta e participada, mais próxima dos cidadãos, e também mais simples e atraente, projetando e qualificando o Município como agente de desenvolvimento.

Criou-se uma nova imagem institucional Municipal, que seja, simultaneamente, elemento de pertença e de identificação dos munícipes, e que traduza, numa imagem moderna, apelativa e global, o respeito pela história, a preservação da tradição, a proximidade e o dinamismo do Município.

De simbologia clara, precisa e que apela aos traços distintivos do Município, a nova imagem institucional do Município de Montemor-o-Velho será, por isso, facilmente reconhecida pela população não apenas local e regional, mas também nacional e internacional.

Para um Município que se quer moderno, onde a história se encontra com a ruralidade e se cruza com o futuro, a identidade visual agora proposta reflete muito mais do que a novidade de um grafismo, transmitindo solidez, simplicidade, alegria e esperança, numa síntese de valores como a solidariedade, a proximidade, a inovação e a transparência.

As cores servem este mesmo propósito, situando-se no domínio dos campos e da terra, numa dinâmica que retrata a experiência, a história, a cultura e as gentes do Concelho.

Tal como no brasão, o castelo assume um papel de destaque nesta nova identidade gráfica. Alto, forte e imponente, o castelo é o símbolo maior de Montemor-o-Velho. A sua importância histórica, desde os primeiros tempos da Nacionalidade, preserva-se até aos dias de hoje. A maior fortificação do Mondego, e uma das maiores do país, marca a paisagem do Baixo Mondego e as vidas da população. E agora é a marca do Município. Do alto do Castelo, acompanhado pela silhueta da Igreja de Santa Maria de Alcáçova, avistam-se os campos, extensos arrozais banhados pelo Mondego, que emprestam alguma da sua cor a esta nova imagem.

O roxo, ou púrpura, completa o leque de cores proposto, numa lembrança ao brasão. A cor e o castelo associam, assim, o novo logótipo do Município de Montemor-o-Velho ao brasão da vila, mantendo uma unidade e coerência necessária para a eficácia da nova imagem. De facto, apesar da existência da nova imagem, não se pretende “anular” da comunicação institucional o brasão, sendo um processo gradativo, cujo maior destaque irá, a partir de agora, para esta nova imagem.

O lettering reforça o cariz institucional e a intemporalidade do Município, assumindo o nome do concelho – Montemor-o-Velho – em minúsculas por razões estilísticas de desenho.

Saber...