No dia 11 de fevereiro, o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, José Veríssimo, recebeu, em Montemor-o-Velho, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e o Primeiro-Ministro, Luís Montenegro, no âmbito da situação de calamidade provocada pela subida do nível das águas no Baixo Mondego. A deslocação integrou o programa da visita oficial à região, que teve início em Coimbra e contou com a presença da Ministra do Ambiente, dos Secretários de Estado da Proteção Civil e da Administração Local, do presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e de vários autarcas. Na ocasião, José Veríssimo reiterou a exigência…
Os serviços do Balcão Único estão a funcionar temporariamente nas Piscinas Municipais de Montemor-o-Velho por forma a garantir a continuidade do atendimento público em condições adequadas de segurança e operacionalidade. O atendimento mantém-se nos moldes habituais, quer ao nível de horários, de segunda a sexta-feira, das 09h às 12h30 e das 14h às 16h, quer dos serviços prestados, alterando-se apenas o local de funcionamento. O Município agradece a compreensão da população e reforça que continuará a acompanhar permanentemente a evolução da situação, adotando as medidas necessárias para assegurar a prestação eficaz dos serviços públicos.
Devido à subida do nível da água no concelho, encontram-se temporariamente suprimidas algumas linhas e paragens do serviço do Sistema Intermunicipal de Transportes da Região de Coimbra (SIT Metropolitano). Consulte a informação atualizada em: https://sit-regiaodecoimbra.pt/noticias/
Um dique da margem direita do rio Mondego, na zona da Ponte dos Casais (Coimbra), colapsou sob a pressão das águas, que ultrapassaram esta tarde os 2.000 m³/s no açude-ponte. O rebentamento deste dique, apesar de gravoso, não compromete, para já, a segurança de pessoas, uma vez que as águas vão para o campo, onde ainda existe alguma capacidade de encaixe. ? Reforça-se a necessidade de vigilância e atenção redobrada das populações das zonas mais baixas de Tentúgal, Meãs do Campo, Carapinheira, Montemor-o-Velho e Ereira. A situação está a ser permanentemente monitorizada pelas entidades competentes. O Município de Montemor-o-Velho, em…
A situação no Vale do Mondego mantém-se complexa e exigente. A chuva continua a cair com intensidade, os solos estão saturados e os níveis de água continuam a subir. ? Situação hidrológica A Barragem da Aguieira encontra-se atualmente a 86% da sua capacidade; O caudal no açude-ponte ultrapassa os 1.700 m³/s; Estão a ser atingidos valores próximos dos limites da obra hidroagrícola, mantendo-se uma gestão permanente e articulada do sistema. As águas continuam a subir no Vale do Mondego. Neste momento, a margem esquerda apresenta maior nível de risco, em particular nas zonas de Pereira, Santo Varão, Formoselha e Caixeira,…