Na sociedade atual, a resolução e minimização de problemas comuns só são possíveis através da criação de redes institucionais, sendo a cooperação intermunicipal a forma mais comum do poder relacional.
O conceito de geminação parece ter sido adotado pelos municípios para singularizar a especificidade do tipo de parcerias que se estabelecem entre estes. Este processo procura pôr em evidência a pormenorização de determinadas realidades sociais comuns, nomeadamente de cariz sócio-cultural e estreitar os relacionamentos com vista à potenciação positiva dos seus efeitos, numa lógica institucional. Atualmente, a sua abordagem estende-se a campos mais vastos, como o “saber-fazer”, nos domínios sócio-económicos e tecnológicos, ordenamento do território, defesa do ambiente, formação profissional, utilização de novas tecnologias, entre outras.
O Município de Montemor-o-Velho tem três geminações celebradas no plano internacional, nomeadamente, Cerizay (França), onde 20% da sua população é de origem portuguesa, S. José dos Pinhais (Brasil), com o qual se têm estabelecidos fortes laços de relacionamento ao nível tecnológico, económico e empresarial, e Xai-Xai (Moçambique), onde a língua portuguesa e a importância dos PALOP constitui a alavanca dos contactos.
No campo nacional, foi assinado protocolo de geminação com Montemor-o-Novo em 2011, tendo como base as similitudes históricas, toponímicas, geográficas, sociais, culturais, assim como os laços de amizade já existentes entre as duas localidades. Esta colaboração teve como objetivo proporcionar a realização de novos projetos, num âmbito nacional, possibilitando o acesso a novas e importantes iniciativas, nos mais diversos campos de atividade.
A autarquia de Montemor-o-Velho iniciou a sua caminhada nas geminações desde muito cedo. Cerizay foi a primeira vila com quem Montemor-o-Velho se geminou a 28 de maio de 1988. Mais tarde, no ano de 1997, foi formalizada outra geminação entre Montemor-o-Velho e S. José dos Pinhais (Brasil). O nascimento desta geminação aconteceu através de contactos informais entre professores da universidade de dois centros de excelência do ensino universitário (Coimbra e Curitiba). A edilidade de Montemor-o-Velho assinou, ainda, um outro acordo de geminação com a cidade moçambicana de Xai-Xai em 2000. Mais recentemente, em 2011, Montemor-o-Velho assinou acordo de geminação com o município português de Montemor-o-Novo.
As atividades desenvolvidas com os Municípios geminados com Montemor-o-Velho têm sido sobretudo ao nível dos intercâmbios culturais, com a deslocação de grupos da área da música e teatro; intercâmbios educativos, com a deslocação de alunos e realização de atividades inter-escolas; intercâmbios sobre questões ligadas ao municipalismo e a vetores de desenvolvimento sócio-económicos, privilegiando-se o campo empresarial, industrial, turístico e da agricultura. A partilha de ideias e de experiências abrange ainda o associativismo, a solidariedade social, a defesa do meio ambiente e do património, a animação no campo das artes e comunicação social.