Outros equipamentos de recreio e lazer

Parque Ribeirinho de Montemor-o-Velho

Venha conhecer o Parque Ribeirinho de Montemor-o-Velho!

Com cerca de 78 mil m2 e quase dois quilómetros de extensão, o Parque Ribeirinho de Montemor-o-Velho oferece-lhe a possibilidade de viver momentos inesquecíveis em família e/ou com amigos, num espaço com condições naturais e paisagísticas de excelência.

 

O Parque, requalificado pelo Município de Montemor-o-Velho e com apoio de fundos comunitários, reforça a ligação entre o Centro Histórico e a frente ribeirinha e vem criar novas possibilidades de dinamização do território e novas experiências para serem apreciadas pelos munícipes, visitantes e turistas.

Este é um espaço dinâmico, à espera de ser (re)descoberto e vivido!

 

A ciclovia, o parque infantil com jogos de água, as espreguiçadeiras colocadas junto do plano de água, uma cafetaria ou atividades aquáticas - com gaivotas, caiaques, stans up paddle e hidrobikes – são algumas das muitas opções que estão à sua disposição.

Consigo, vamos viver e sentir Montemor-o-Velho!

 

 
Atividades e Equipamentos | Parque Ribeirinho de Montemor-o-Velho
Smart Coffee
Para descansar, conviver, repor energias ou apreciar calmamente a paisagem, a cafetaria e a aérea de esplanada são um dos locais a frequentar. O espaço dispõe também de sanitários.
(aberto de 3ª a domingo. 3ª, 4ª, 5ª e domingo: das 10h às 22h; 6as, sábados e feriados: das 10h às 02h. encerra às segundas-feiras)
 
 
 
Conhecer o Parque Ribeirinho de Montemor-o-Velho através de uma viagem do Leito Padre Estêvão Cabral é uma experiência que vai apetecer repetir vezes sem conta.
(Em funcionamento de 3ª a domingo, entre as 10h e as 12h30 e entre as 14h30 e as 19h)
 
 
 
(Em funcionamento de 3ª a domingo, entre as 10h e as 12h30 e entre as 14h30 e as 19h)
 
 
 
Espreguiçadeiras
Junto à linha de água, as espreguiçadeiras proporcionam uma visão privilegiada da paisagem natural e da sua biodiversidade.
 
 
 
 
Mesas e Bancos 
Para momentos de convívio à mesa, o Parque Ribeirinho de Montemor-o-Velho tem disponível, ao longo da sua extensão, diversos espaços com mesas e bancos, ideais para fazer piqueniques, jogar às cartas ou momentos de convívio.
 
 
 
Ciclovia e percurso pedonal 
A pé, de bicicleta, de patins ou trotinete, o Parque Ribeirinho proporciona muitas possibilidades para a prática de atividade física e para passear.
 
 
Bike Station 
Este equipamento pretende servir de apoio aos ciclistas, onde podem dar ar à bicicleta ou fazer pequenas reparações.
 
 
Equipamento Infantil 
Os mais pequenos têm mais um local onde podem melhorar o seu equilíbrio e, com muitas risadas, brincar e divertir-se a colocar a funcionar, por exemplo, os equipamentos com água.
 
 
Campo de Futebol 
Mais a sério ou a brincar, este é um espaço que deixa antever grandes jogos onde, no final, quem vence é sempre a amizade e a confraternização.
 
 
 

 
Saiba mais sobre a intervenção:
O Parque Ribeirinho de Montemor-o-Velho nasce do projeto Plano de Ação para a Regeneração Urbana de Montemor-o-Velho – PARU 1 – Parque Urbano Ribeirinho - fase 1 e teve como propósito concretizar ações de requalificação paisagística da frente ribeirinha de Montemor-o-Velho, por forma a criar novos espaços de fruição coletiva que permitam uma nova vivência do leito abandonado do rio Mondego.
Esta intervenção teve também a intenção de dotar o espaço com um caráter polivalente, por forma a funcionar como um complemento aos diversos eventos desenvolvidos pelo Município.
 
A operação veio:
  • Criar novos espaços de fruição coletiva junto às margens do plano de água com reforço dos espaços verdes;
  • Requalificar e valorizar o espaço público com adequado equipamento urbano e serviços de apoio, em articulação com a frente ribeirinha;
  • Reabilitar os sanitários do Parque de Merendas;
  • Criar percursos pedonais e cicláveis.
O “Plano de Ação para a Regeneração Urbana de Montemor-o-Velho – PARU 1 – Parque Urbano Ribeirinho - fase 1” foi promovido pelo Município de Montemor-o-Velho, tendo sido uma operação apoiada pelo Programa Operacional Centro 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), no âmbito do eixo prioritário “Afirmar a Sustentabilidade dos Territórios” (CONSERVAR).
Custo da Intervenção: 1 653 109, 22 euros
Apoio: 1 265 594,49 euros
Investimento em equipamentos: cerca de 300 mil euros
Investimento total: aproximadamente 2 milhões de euros 

Saber...