O General Eduardo Mendes Ferrão, Chefe do Estado-Maior do Exército Português, esteve esta manhã, dia 8 de fevereiro, em Montemor-o-Velho, com o presidente da Câmara Municipal, José Veríssimo, e com o presidente da Assembleia Municipal, Fernando Ramos, a acompanhar a situação vivida no concelho. Na ocasião, José Veríssimo agradeceu o apoio que o Exército tem prestado desde a primeira hora à população, sublinhando a ligação muito próxima e permanente, particularmente neste contexto de maior exigência. O autarca destacou que a presença dos meios do Exército no terreno tem sido fundamental não só para assegurar o transporte da população da freguesia…
O Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho continua em contacto direto e permanente com o Secretário de Estado da Proteção Civil, Rui Rocha, e com a Agência Portuguesa do Ambiente, insistindo na necessidade de resolução urgente da situação que se verifica na Estação de Bombagem do Foja, nomeadamente a falta de energia elétrica que impede o normal funcionamento do equipamento. O concelho de Montemor-o-Velho encontra-se atualmente em estado de calamidade, registando-se uma situação particularmente grave no território, com a população da Ereira completamente isolada, fortes condicionamentos nos acessos às freguesias da margem esquerda do rio Mondego, zonas ribeirinhas inundadas e…
A água continua a subir no Vale do Mondego, mantendo-se um cenário de cheia lenta, acompanhado de forma permanente pelo Município. A Ereira encontra-se, desde ontem, sem acesso rodoviário. O transporte da população está a ser assegurado por botes dos Fuzileiros e dos Bombeiros Voluntários. Junto à Ponte de Verride, mantém-se o transporte por via terrestre, com camiões todo-o-terreno do Exército a assegurarem o acesso até Montemor-o-Velho. No centro da vila de Montemor-o-Velho, persiste alguma água, condicionando o acesso à zona do Mercado Municipal, Largo da Feira e Praça da República. ? Situação hidrológica Os caudais mantêm-se elevados, nos 1.600…
A água continua a subir no Vale do Mondego, num cenário de cheia lenta, resultante do facto de os descarregadores estarem a vazar para o Vale, no âmbito de uma gestão articulada e controlada do sistema hidráulico. Por esse motivo, a água está já a entrar na vila de Montemor-o-Velho, condicionando algumas vias, em particular a Rua Fernão Mendes Pinto, o Largo da Feira e zonas ribeirinhas. Também as freguesias de Pereira e Santo Varão sentem a subida das águas do Vale do Mondego. O Presidente da Câmara Municipal mantém contacto direto com o Secretário de Estado da Proteção Civil,…
O Município de Montemor-o-Velho continua a reforçar o apoio à população face à subida do nível das águas, mantendo uma presença ativa, próxima e permanente das comunidades mais afetadas. No terreno, encontram-se mobilizadas quatro equipas da ação social que desenvolvem ações de sensibilização sobre os riscos e as medidas de prevenção associadas às cheias nas freguesias da Ereira, Pereira, Santo Varão e na União de Freguesias de Montemor-o-Velho e Gatões. Estas ações visam acompanhar de perto moradores, comerciantes e restantes agentes locais, promovendo a segurança, a prevenção e o reforço da resiliência comunitária. Em complemento, é disponibilizado apoio psicossocial, com…