Itens filtrados por data: terça, 13 junho 2023

De 13 de junho a 16 de julho/terça a domingo

 

13 de junho/terça-feira

20h Hastear da Bandeira

20h15 Desfile da AFUV pelas ruas principais de Verride

 

18 de junho/domingo

10h30 Missa Solene do 215º aniversário da AFUV

11h30 Romagem ao Cemitério em memória de músicos, maestros, diretores e sócios da Associação

13h Almoço-convívio (espaço livre da AFUV)

16h Sessão Solene de aniversário |auditório da AFUV

17h Concerto pela Banda Filarmónica da AFUV

 

8 de julho/sábado

21h Audição da Escola de Música da AFUV

22h Coro Polifónico da AFUV

23h Ensaio Aberto pela Banda Filarmónica

 

16 de julho/domingo

15h Encontro de Bandas Filarmónicas (jardim público de Verride, seguindo para o auditório da AFUV)

15h30 Concertos pelas Filarmónicas convidadas: Associação Banda do Cercal e Sociedade Recreativa do Alqueidão

17h30 Concerto pela AFUV

20h Encerramento das Comemorações do 215º aniversário

Publicado em Agenda Cultural
Até 16 de junho, sexta-feira, o Município de Montemor-o-Velho disponibiliza o questionário de auscultação sobre a implementação do Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação (PMIND) 2023-2026 do concelho de Montemor-o-Velho.
 
Assim, em https://bit.ly/QestionarioPlanoIgualdade, os munícipes têm a possibilidade de participar e, com o seu contributo, ajudar à introdução de melhorias no desenvolvimento do PMIND de Montemor-o-Velho.
 
Recorda-se que a primeira fase de implementação consistiu na organização de um conjunto de ações de informação/sensibilização que têm sido amplamente divulgadas através das redes sociais do Município.
 
O PMIND de Montemor-o-Velho está a ser desenvolvido no âmbito da candidatura promovida pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra: “Região de Coimbra, com Igualdade”.
 
 
Publicado em Notícias
As Marchas Populares de Santo António proporcionaram um momento de festa, criatividade e confraternização este domingo, dia 11 de junho, em Montemor-o-Velho. Mais de duas centenas de marchantes cantaram, dançaram, desfilaram e encantaram o muito público com os seus arcos vistosos, as roupas coloridas, as quadras festivas e as melodias populares no Mercado Municipal, em Montemor-o-Velho.
 
“Quero agradecer a presença e a dedicação de todos na preparação desta noite dedicada à cultura popular e por contribuírem para a continuidade de um serão de marchas populares na sede de concelho. Desejo que para o ano tenhamos aqui a desfilar marchas em representação de todas as Freguesias e Uniões de Freguesias”, referiu, no decorrer da iniciativa, José Veríssimo, vereador da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho.
 
A iniciativa promovida pelo Município de Montemor-o-Velho contou com seis marchas das freguesias de Carapinheira (Junta de Freguesia), Meãs do Campo (Centro Social e Paroquial de Meãs do Campo), e das uniões de freguesias de Abrunheira, Verride e Vila Nova da Barca (FIRA - Filarmónica Instrução e Recreio de Abrunheira e Grupo Recreativo Revelense) e de Montemor-o-Velho e Gatões (Santa Casa da Misericórdia de Montemor-o-Velho).
Publicado em Notícias

No dia 10 de junho, o Município de Montemor-o-Velho promoveu uma descida de caiaque, entre a ponte de Tentúgal e a ponte da Lavariz, que teve como propósito monitorizar a área potencialmente invadida pelas espécies invasoras Ludwigia peploides e Ludwigia grandiflora.

Esta ação de Ciência Cidadã, dinamizada pelo investigador Jael Palhas, contou com a participação de canoístas do Clube Náutico Mondego, tendo sido aproveitada para remover outras invasoras existentes no curso de água.

À margem da iniciativa, o vereador da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Décio Matias, enalteceu o espírito de cooperação, sendo mais uma demonstração da excelente colaboração entre a sociedade civil, a comunidade científica e o Município.

Para além de permitir a monitorização e a remoção de plantas invasoras, a ação visou ainda informar os participantes sobre a problemática das plantas invasoras no concelho, em particular da Ludwigia peploides, ensinar-lhes a identificar algumas plantas invasoras e saber como proceder perante estas, bem como incentivá-los a transmitir o conhecimento adquirido e, assim, promover uma maior consciência ambiental na comunidade.

A iniciativa foi desenvolvida no âmbito da candidatura “Erradicação e controlo Ludwigia peploides e Ludwigia grandiflora em Montemor-o-Velho”, financiada pelo Ministério do Ambiente e Ação Climática e Fundo Ambiental.

 

Programa financiado por:

     

 

Publicado em Notícias

Saber...