O Parque de Merendas, em Montemor-o-Velho, recebeu, no dia 23 de junho, o tradicional almoço-convívio da Associação dos Trabalhadores dos Serviços Sociais da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho.
Em Montemor-o-Velho, o Sit Flexi - Transporte Flexível a Pedido continua a melhorar o seu serviço e passa a estar disponível de 2ª a 6ª-feira.
Passando de três para cinco dias, os/as munícipes veem assim reforçado um serviço que torna mais acessível a chegada à sede de concelho, aos serviços, ao centro de saúde e a todas as extensões de saúde do concelho.
São mais de uma dezena de rotas que estão disponíveis durante a semana e que têm como objetivo colmatar as limitações ao nível do acesso ao transporte público convencional.
A reserva/marcação do serviço pode ser feita até às 15h do dia anterior ao dia da viagem através do número 800 200 201 (gratuito). O serviço de reservas funciona de segunda a sexta-feira, entre as 9h e as 15h.
São ainda disponibilizadas uma rota de período não escolar (disponível em todos os lugares que não tenham cobertura horária de serviço de transporte público regular no período não escolar) e uma rota de sentido único em que os munícipes podem utilizar o autocarro de manhã e regressar a casa a meio do dia através do Sit Flexi.
Recorda-se que o Sit Flexi é um serviço complementar à rede de transportes pública regular e pretende aumentar o grau de cobertura do mesmo através de um serviço mais eficiente e flexível.
Recorda-se que no concelho, o projeto é desenvolvido pela Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra em articulação com o Município de Montemor-o-Velho e é financiado pelo Programa de Apoio à Redução Tarifária nos Transportes Públicos (PART).
A primeira fase de implementação do Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação (PMIND) 2023-2026 esteve em discussão esta quinta-feira, dia 22 de junho, na reunião de trabalho que decorreu no auditório da Biblioteca Municipal Afonso Duarte, em Montemor-o-Velho.
Técnicos e dirigentes municipais, elementos da Equipa para a Igualdade na Vida Local, presidentes de Junta e seniores que participaram em ações de informação/sensibilização discutiram e refletiram sobre o trabalho desenvolvido e apresentaram contributos para a próxima fase de execução do PMIND, que se prolonga até 2026.
Na ocasião, a vice-presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Diana Andrade, referiu: “Estes encontros são importantes porque promovem uma reflexão sobre a temática da Igualdade e Não Discriminação e ajudam-nos a definir o caminho a seguir nos próximos momentos de implementação do plano municipal”.
“Com este projeto estamos a reforçar a ação que temos vindo a desenvolver ao longo dos anos por forma a chegar à comunidade. A Igualdade e Não Discriminação é uma temática que diz respeito a todos nós. Esta é uma oportunidade para crescer e operar uma mudança enquanto comunidade. Não é só uma questão relacionada com a identidade de género, é uma questão mais ampla em que as diversas formas de preconceito e discriminação abrangem todas as faixas etárias”, reforçou Diana Andrade no decorrer da reunião de trabalho.
Recorda-se que, ainda no âmbito da avaliação do plano, fez parte o preenchimento de questionários pelos conselheiros locais para a igualdade, entidades do sector social, parceiras na execução do Plano, tendo ainda sido auscultados/as trabalhadores/as do Município e a comunidade local sobre a avaliação do plano através de um questionário online.
O PMIND de Montemor-o-Velho está a ser desenvolvido no âmbito da candidatura promovida pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, “Região de Coimbra, com Igualdade”.
No próximo fim de semana, dias 24 e 25 de junho, em Montemor-o-Velho, o Comboio Turístico vai proporcionar visitas guiadas gratuitas pelo património cultural edificado e pelo património agrícola.
A experiência de visitação inicia-se junto ao Convento de Nossa Senhora dos Anjos e o embarque é feito por ordem de chegada.
O Comboio Turístico tem amplificação sonora, estando o guia em contacto direto com os visitantes e turistas em voz off, fazendo, durante todo o percurso, um enquadramento e explicando os diversos pontos de interesse.
No sábado, as visitas realizam-se das 10h às 13h e das 15h às 17h.
Depois da visita, os/as participantes têm ainda a possibilidade de se juntarem à iniciativa “Viagens na Minha Terra”, uma visita guiada dramatizada que se inicia junto à Porta do Sol e que, a partir do Castelo, propõe uma viagem no tempo, revisitando as figuras históricas e os roteiros e vivências de antigamente.
No domingo, a visita no Comboio Turístico acontece entre as 10h e as 13h e entre as 15h e as 18h.
As visitas guiadas no Comboio Turístico e a iniciativa “Viagens na Minha Terra” integram o “Castelo Sente”, programação cultural regular promovida pelo Município de Montemor-o-Velho e são gratuitas.
Recorda-se ainda que, no Posto Municipal de Turismo, a funcionar no horário de funcionamento do Castelo, é ainda possível apreciar a artesã do mês “Magia dos Pontinhos” de Margarida Fernandes e os trabalhos de tecelagem e bordados.
No Mercado de Produtos Endógenos, com a participação de José Oliveira (trabalhos em madeira), Baú da Ana (tecidos, aplicações e bordados), Bolachinhas da Foz (Bolachas artesanais e compotas), Golden Wheat (Sabonetes artesanais e biológicos), Jordão & Nobre Lda. (Azeite), Magia dos Pontinhos (tecelagem e bordados) e “Fios e Lãs” Macramé e Outros, é possível apreciar e adquirir os produtos feitos pelos artesãos e artífices do concelho.
A exposição ao ar livre é dedicada às “Viagens na Nossa Terra | Os percursos do nosso Comboio Turístico”.
Todas as atividades e propostas culturais são gratuitas.
O Castelo de Montemor-o-Velho está aberto de terça a domingo, entre as 10h e as 18h30.
A entrada é livre.
O Município de Montemor-o-Velho associa-se à campanha “Cinto-me vivo” que decorre entre 20 e 26 de junho.
Desenvolvida pela a #ANSR, a @GNR e a @PSP, a iniciativa está prevista no Plano Nacional de Fiscalização e aborda a importância do uso dos dispositivos de segurança e integra momentos de fiscalização e de sensibilização numa estrada que o fixa à vida!
Consulte o flyer aqui
Saiba mais em:
#montemorovelho #mmv #prevencaorodoviaria #clicksalvavidas #ZeroMortes
Festas em Honra de S. João Baptista | Seixo de Gatões
10, 11, 16, 17, 18, 23, 24 e 25 de junho/ de sábado a domingo
Entradas Livres
23/sexta-feira
21h30 Marcha Infantil e sénior do CSPM Meãs do Campo
23h Baile com Gj Show | Dj David Guímaro
24/sábado
16h Zumba Party com Anita Silva
17h Sardinhada com animação grupo de concertinas
22h Atuação do grupo Mind Dance
23h Noite abrilhantada pelo grupo Vinil | Dj El Salvador
25/domingo
16h Missa seguida de procissão solene acompanhada pela Banda Filarmónica de Abrunheira seguida de concerto no recinto
19h Animação com Duo Bruno e Célia
21h Continuação do Baile
A mais recente atividade do programa VirtuALL, “Vamos desvendar o QR-Code?”, continua a desafiar os seniores do concelho de Montemor-o-Velho. No dia 22 de junho, a ação decorreu nos Casais Velhos, na freguesia de Pereira, e levou as participantes a adquirirem mais conhecimentos tecnológicos.
Inserida nas atividades promovidas pelo Município de Montemor dedicadas à população sénior, a ação, que acontece sempre às quintas-feiras até ao final do ano, pretende continuar a promover um envelhecimento ativo, saudável e participativo em todo o concelho.
O programa VirtuALL é coordenado pela AD ELO e conta com a parceria dos municípios (Investidores Sociais) da sua área de influência (Cantanhede, Montemor-o-Velho, Mealhada, Penacova, Figueira da Foz e Mira).