A 2ª e última etapa do Grande Prémio Alves Barbosa terminou com a sempre emocionante subida ao Castelo, no dia 10 de setembro. Os três corredores da Landeiro/KTM/Matias&Araújo/Frulact, isolados do pelotão, disputaram ao sprint o 1º lugar da etapa. Sem surpresas, Gonçalo Costa, cortou a meta em 2ª lugar, mas segurou a amarela e sagrou-se o vencedor do Grande Prémio Alves Barbosa, levando ainda para casa a camisola branca (juventude).
Visivelmente satisfeito, o corredor referiu: “É um orgulho ganhar este prémio; uma prova das mais importantes do calendário nacional”.
No decorrer da cerimónia de entrega de prémios, o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, ao sublinhar que “a iniciativa foi um sucesso”, referiu que “o formato de três dias, com um prólogo e duas etapas em linha, fez a diferença às edições anteriores”, tendo conseguido reunir um número record de equipas participantes (20) e atletas inscritos (121).
No momento, Emílio Torrão, na companhia do vereador Décio Matias, dos patrocinadores, de representantes da Federação Portuguesa de Ciclismo e da Associação de Ciclismo da Beira Litoral, destacou ainda o ambiente de camaradagem e desportivismo e aproveitou o momento para desejar também “uma rápida recuperação aos atletas que se lesionaram no decorrer do Grande Prémio Alves Barbosa”.
De igual modo, Carlos Lopes, vereador da Câmara Municipal de Coimbra, mostrou a intenção de que “a colaboração com o Município de Montemor-o-Velho é para repetir” e referiu: “Temos tido criado uma sinergia em provas de ciclismo que é muito importante para a região e para os concelhos de Coimbra e Montemor-o-Velho”.
Na 23º edição do Grande Prémio Alves Barbosa a Landeiro/KTM/Matias&Araújo/Frulact fez o pleno, sagrando-se a equipa vencedora e com os seus atletas a conquistarem todas as camisolas (Gonçalo Costa, amarela e branca - juventude; José Salgueiro, verde – pontos, rosa – metas volantes, bolinhas – autarquias; e Gonçalo Rodrigues, azul – montanha).
O XXIII Grande Prémio Alves Barbosa foi uma prova organizada pelo Município de Montemor-o-Velho, em colaboração com a Federação Portuguesa de Ciclismo e a Associação de Ciclismo da Beira Litoral, e realizou-se entre 8 e 10 de setembro, tendo contado com um prólogo (contrarrelógio individual) e duas etapas que fizeram a ligação Montemor-o-Velho – Águeda, no sábado, e, no domingo e pela primeira vez, saíram de Coimbra (junto à Porta Férrea) até Montemor-o-Velho (Castelo).
Montemor-o-Velho coroou atletas da Taça de Portugal de Paraciclismo
No domingo, dia 10 de setembro, o ciclismo este destaque em Montemor-o-Velho também com a realização da quinta e última prova da Taça de Portugal de Paraciclismo 2023.
O circuito em linha, com cerca de 9 km, exigiu um esforço extra aos paratletas para terminar a prova com a subida ao Castelo.
A competição cerca de 30 paratletas que disputaram a taça em 12 categorias.
O corredor o concelho Telmo Pinão (Academia Efapel de Ciclismo) venceu a prova e a taça em C2.
Veja, aqui, um resumo da derradeira etapa:
Saiba mais sobre a prova em https://www.fpciclismo.pt/noticia/consagrados-os-vencedores-da-taca-de-portugal-de-paraciclismo
Fotografias da etapa gentilmente cedidas por Associação de Ciclismo da Beira Litoral
10 de setembro | domingo
Grande Prémio Alves Barbosa (Coimbra – Castelo de Montemor-o-Velho)
10h00 Centro Equestre | Feira do Cavalo | Taça Inês de Castro CSN-C
12h00 Abertura do recinto
14h-22h Morlândia . Espaço infantil
15h00 Palco Tasquinhas | Tarde Folclorista
Rancho Folclórico Amores Perfeitos do Bebedouro
Grupo Folclórico da Vila de Pereira
Rancho Folclórico do Centro Beira Mondego Santo Varão
Rancho Folclórico da Carapinheira
17h00 Tenda Eletrónica | Fada Juju
18h15 Palco Tasquinhas | Tarde Folclorista
Rancho Folclórico e Regional do Seixo
Rancho Folclórico Malmequeres de Reveles
Rancho Folclórico Cantarinhas Flores de Tricanas da Abrunheira
Grupo Folclórico da ACDR de Meãs do Campo
21h30 Palco Principal | Tributo a Afonso Duarte | 65 anos de eternidade
00h00 Encerramento do recinto